Comissão que revisa estatuto da Ufes cria página para receber sugestões

06/10/2016 - 17:34  •  Atualizado 10/10/2016 16:15

A comissão criada para realizar a revisão do Estatuto e do Regimento Geral da Ufes lançou nesta quinta-feira, 6, sua página na Internet. Nela são encontradas as propostas preliminares para o novo regimento e para o novo estatuto da Universidade. O lançamento aconteceu Sala das Sessões dos Conselhos Superiores, no prédio da Reitoria, e contou com a presença dos representantes da Comissão e da vice-reitora Ethel Maciel (foto), que preside a comissão.

Por meio do endereço eletrônico http://estatutoeregimento.ufes.br , a comunidade universitária poderá  se manifestar sobre os documentos propostos, dando sugestões e fazendo recomendações. Para isso, basta acessar o formulário para sugestões, que se encontra no lado esquerdo da página, e encaminhá-lo para a Comissão até o dia 20 de novembro.

Na página também são encontradas informações sobre a Comissão, as propostas do regimento e do estatuto, as atas de reuniões e um cronograma de visitas da Comissão aos centros de ensino da Universidade, que têm o objetivo de esclarecer e debater as propostas dos novos documentos com todos os segmentos da universidade.

A primeira visita está marcada para dia 18 de outubro, às 9 horas, no Centro de Ciências Exatas (CCE), em Goiabeiras.

A comunidade externa também pode participar da consulta prévia por meio do site http://estatutoeregimento.ufes.br

Comissão

A Comissão de Revisão do Estatuto e do Regimento Geral da Ufes é composta por 12 membros, sendo quatro representantes dos estudantes, quatro dos servidores técnico-administrativos e quatro dos docentes. Os trabalhos tiveram início em agosto de 2014 e o objetivo é realizar a revisão do Estatuto e do Regimento Geral da Ufes, adequando os documentos à nova realidade da Instituição.

“A Ufes cresceu muito e, em alguns aspectos, o estatuto e o regimento não atendem mais à demanda atual. O objetivo é realizar as alterações necessárias e preparar a Universidade para o futuro”, afirma a vice-reitora. Ela frisou ainda que a Comissão se reuniu várias vezes e estudou vários estatutos e regimentos de outras universidades.

O Estatuto da Ufes é um documento que reúne um conjunto de normas jurídicas que regulamentam o funcionamento da instituição, com definições sobre suas finalidades, objetivos, funções e princípios. Já o Regimento Geral é o documento disciplinar das atividades nos planos acadêmico e administrativo, encerrando todos os aspectos comuns da vida universitária. A última revisão no Estatuto da Ufes foi realizada em 2003, e o Regimento Geral data de 1985.

Texto e foto: Jorge Medina