Comissão entrega ao reitor projeto dos novos Estatuto e Regimento Geral da Ufes

18/04/2019 - 16:54  •  Atualizado 22/04/2019 17:34

O reitor Reinaldo Centoducatte recebeu, nesta quinta-feira, 18, o projeto dos novos Estatuto e Regimento Geral da Ufes. A entrega aconteceu na sala de reuniões da Reitoria e contou com a presença dos representantes da comissão criada para realizar a revisão dos documentos e da vice-reitora Ethel Maciel, presidente da Comissão.

Os documentos estão disponíveis no site http://estatutoeregimento.ufes.br/ .

Ao receber as propostas, o reitor agradeceu pelo trabalho desenvolvido e destacou a importância dos novos documentos para a instituição.  “O novo estatuto e o novo regimento vão contribuir de forma objetiva para que a Universidade faça as adequações necessárias nas áreas administrativas e acadêmicas, além de preparar a Ufes para o futuro”, enfatizou o reitor.

A vice-reitora explicou que a Comissão se reuniu várias vezes e estudou diversos estatutos e regimentos de outras universidades, além dos já existentes na Ufes. Ela destacou que, depois de concluída a primeira etapa dos trabalhos, eles foram encaminhados aos diretores de centro para que, junto aos conselhos departamentais, avaliassem e apresentarem sugestões, críticas e recomendações.

A comunidade universitária e a sociedade em geral também participaram da elaboração dos novos documentos com sugestões enviadas por meio de um endereço eletrônico. “A Ufes cresceu muito e, em alguns aspectos, o estatuto e o regimento não atendiam mais à demanda atual da Instituição”, afirmou a professora Ethel.

A comissão que revisou o Estatuto e o Regimento Geral da Ufes adequando-os à nova realidade da Universidade foi criada em 2014. A equipe é composta por 13 membros, com representantes de estudantes, servidores técnico-administrativos e servidores docentes.

Documentos

O Estatuto da Ufes é um documento que reúne um conjunto de normas jurídicas que regulamentam o funcionamento da instituição, com definições sobre suas finalidades, objetivos, funções e princípios. O estatuto regente foi criado em 2002 e, desde então, já havia sofrido algumas alterações pontuais.

Já o Regimento Geral, elaborado em 1985, é o documento disciplinar das atividades nos planos acadêmico e administrativo, encerrando todos os aspectos comuns da vida universitária.

O projeto dos novos Estatuto e Regimento Geral da Ufes será encaminhado aos conselhos Universitário (CUn) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) para aprovação.

Texto e foto: Jorge Medina