Comitê de Ética acompanha pesquisas com seres humanos

29/07/2013 - 12:41  •  Atualizado 23/08/2013 12:27

por Jorge Medina

Para proteger a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar dos participantes de investigações científicas, o Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes criou, em 1997, o Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos (CEP).

Em 2012, o grupo emitiu 280 pareceres autorizando pesquisas e, em 2013, até o mês de junho, já foram 179 projetos autorizados. A coordenadora do CEP, Danielle Cabrini Mattos, destaca o aumento do número de projetos: “Eu acredito que vamos superar o ano passado”.

Todas as pesquisas realizadas no CCS envolvendo seres humanos devem ser submetidas ao Comitê. A coordenadora do CEP enfatiza a importância desse procedimento e explica que o CEP é um órgão que contribui para a qualidade das pesquisas e para a proteção dos sujeitos da investigação, além de fazer uma avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos envolvidos.

Danielle afirma ainda que o desenvolvimento de uma pesquisa com seres humanos só se justifica se ela trouxer algum benefício para o sujeito participante e para a sociedade. “Também é uma forma de devolver para a população os conhecimentos produzidos dentro da Universidade”, ressalta ela.

Testes de medicamentos, exercícios corporais, ingestão, degustação ou experimentação de substâncias, avaliações de comportamento, aplicação de questionários e testes e exposição a qualquer material perigoso são alguns dos temas analisados pelo CEP.

O Comitê do CCS foi o primeiro a ser criado na Ufes. Atualmente, o campus de Goiabeiras e o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) também têm comitês estruturados.

“Nosso próximo desafio é auxiliar o Centro de Ciências Agrárias da Ufes a estruturar o seu próprio CEP, uma vez que recebemos aqui no CEP/CCS uma quantidade considerável de projetos de pesquisadores vinculados ao CCA, provenientes dos Programas de Pós-Graduação, iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso”, acrescenta Danielle.

Foto: David Protti