Comunidade universitária recebe milhares de estudantes para a Semana do Conhecimento

24/10/2019 - 11:53  •  Atualizado 25/10/2019 17:24

A Administração Central da Ufes  realizou nesta quinta-feira, 24, a abertura oficial da Semana do Conhecimento, evento que reúne a Jornada de Extensão e Cultura, a Jornada de Iniciação Científica, a Mostra de Profissões e a Mostra de Ciências do Centro de Ciências Exatas (CCE).

A abertura contou com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte; dos pró-reitores de Graduação, Zenólia Figueiredo; de Extensão, Tânia Delboni; e de Pesquisa e Pós-Graduação, Neyval Reis; e de servidores da Universidade. Centenas de estudantes de escolas públicas e particulares que chegavam ao campus para participar das atividades também presenciaram a solenidade.

Em sua fala de boas-vindas, o reitor destacou que a Semana do Conhecimento é uma forma de a Universidade reunir em um só espaço suas atividades mais importantes: “Aqui, na Mostra de Profissões, vocês poderão conhecer e conversar sobre um conjunto de atividades realizadas pelos vários cursos de graduação da Ufes. Poderão também conhecer as atividades extensionistas, os projetos que são desenvolvidos junto à população. É importante que vocês conheçam essas atividades para entender como nós trabalhamos em prol do desenvolvimento do nosso estado”, afirmou.

Centoducatte ressaltou ainda a chance de os estudantes conhecerem um pouco das pesquisas desenvolvidas pela Ufes: “Na Jornada de Iniciação Científica, vocês vão conhecer um conjunto de pesquisas que poderão ajudar a sociedade com novas tecnologias e processos de inovação, como forma de retornar à sociedade, em especial à sociedade capixaba, aquilo que é investido”.

O reitor finalizou convidando os estudantes a se considerem futuros membros da comunidade universitária: “Acreditem que, com dedicação e com estudo, vocês terão a possibilidade de entrar na nossa Universidade como estudantes de um dos cursos que aqui nós temos. Divirtam-se, aprendam, motivem-se e voltem, no futuro, como membros da comunidade da Ufes”, recomendou.

A Semana do Conhecimento teve início no dia 21 e segue até esta sexta-feira, 25. Conheça a programação:

VII Jornada Integrada de Extensão e Cultura

Teve início no dia 21 com as apresentações orais dos projetos candidatos ao Prêmio de Mérito Extensionista Maria Filina. Até esta sexta, 25, a programação ocorrerá em vários espaços do campus de Goiabeiras. São 28 cursos com temáticas variadas, como artesanato (bordado e crochê), canto coral, desenho, robótica e energia solar, fotografia e design de joias.

As novidades também incluem a Trilha de Extensão, com rotas que passarão por equipamentos fixos dos programas e projetos de extensão, como a Galeria de Arte e Pesquisa (GAP), a Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu), o Museu de Ciências da Vida, o Museu de Rochas e Minerais e a Experimentoteca.

A VII Jornada contará, ainda, com a Alameda da Extensão, onde haverá programações culturais como apresentação de bandas de congo, grupos de dança (Fordan e Dança Senior), ensaio aberto de maracatu (com Arakorin), Radiola Capixaba, Banda Cósmica e chorinho, além de comidas e mostras de artesanato. A Alameda da Extensão será realizada no caminho entre a Proex e a entrada da GAP, passando pela Superintendência de Educação a Distância (Sead) e pela Diretoria de Atenção à Saúde (DAS). A programação completa está disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão: proex.ufes.br.

Mostra de Ciências

Teve início na terça-feira, 22, e é organizada pelo Centro de Ciências Exatas (CCE). O evento vai até sexta-feira, 25, e apresenta diversas atividades desenvolvidas pelos cursos de Física, Química, Estatística, Matemática, Ciências Biológicas e Engenharia Mecânica.

As atividades estão concentradas nos edifícios do CCE e ocorrem das 8 às 12 horas e das 13 às 20 horas, entre os dias 22 e 24; e encerram-se às 17 horas no dia 25. A programação completa está disponível em mostradeciencias.ufes.br.

IV Mostra de profissões

Mais de oito mil estudantes de ensino médio estão inscritos para participar da Mostra, que será realizada nos campi da Ufes. O evento tem a proposta de apresentar os cursos de graduação oferecidos pela Universidade por meio de visitas a laboratórios, oficinas, exposições de trabalhos e rodas de conversa sobre a atividade profissional. As informações são prestadas pelos próprios professores e estudantes.

A Mostra de Profissões, já realizada no campus de Alegre, acontece nesta quinta e sexta-feira, dias 24 e 25, nos campi de Goiabeiras e de Maruípe. No campus de São Mateus, o evento será nos dias 6 e 7 de novembro. Clique aqui e veja toda a programação preparada por cada departamento.

XXIX Jornada de Iniciação Científica

A Jornada de Iniciação Científica apresenta cerca de mil trabalhos de todas as áreas do conhecimento expostos em forma de pôster. As atividades serão realizadas no campus de Goiabeiras (com trabalhos dos campi de Goiabeiras e de Maruípe), entre os dias 23 e 25; no campus de Alegre, no dia 25; e no campus de São Mateus, em 6 de novembro. Clique aqui e veja a programação.

Texto e foto: Thereza Marinho