Setembro amarelo

Conferência aborda saúde e enfermidades femininas no século XIII

A Ufes realiza nesta quarta-feira, 4, às 18 horas, a conferência “Saúde e enfermidades femininas (século XIII)”, que vai abordar o tema da medicina medieval sob a ótica do feminino. O evento será realizado no auditório do prédio IC-II, do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), no campus de Goiabeiras.

A conferencista é a professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Dulce Oliveira Amarante dos Santos, especialista em medicina medieval, com trabalhos desenvolvidos sobre o corpo feminino. O evento é gratuito e aberto ao público.

O professor do Departamento de História da Ufes, Sérgio Feldman, coordenador do evento e membro do laboratório de Estudos Tardo Antigos e Medievais Ibéricos e Sefaradis (Letamis), afirma que a conferência pretende tratar da misoginia, que é parte marcante da segregação e discriminação dos poderes constituídos sobre as mulheres.

“Em uma de nossas linhas de pesquisa damos ênfase às minorias: hereges, judeus, prostitutas, homossexuais, leprosos, bruxas. Por isso, os temas relacionados ao corpo comparecem, ainda mais por que a misoginia é parte marcante da segregação, com qual os poderes constituídos discriminavam mulheres. Ora estas eram consideradas perigosas, ora malignas, mas sempre seres inferiores e "incompletos", quando comparadas ao homens. Estes eram vistos como , melhor "acabados", completos e intelectualmente e espiritualmente superiores. O estudo do corpo da mulher se encaixa nesta reflexão e análise”.

A conferência é realizada pelo Letamis, que é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da Ufes (PPGHis/Ufes). Será emitido certificado aos participantes que solicitarem.

 

Texto: Karla Silveira (estagiária de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho

 

 

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.