Conferência Brasileira de Produtos Naturais reunirá pesquisadores de diversos países a partir de domingo, 5

01/11/2017 - 15:51  •  Atualizado 01/11/2017 16:28

Entre os dias 5 e 8 de novembro, o Departamento de Química da Ufes, em parceria com os Programas de Pós-Graduação em Química e em Ciências Farmacêuticas, realiza a 6ª Conferência Brasileira de Produtos Naturais (BCNP) e a 32ª Reunião Anual sobre Ecologia, Sistemática e Evolução Micromoleculares (RESEM). O evento será no Clube Ítalo Brasileiro, em Vitória, e é dedicado a promover o desenvolvimento da ciência e a excelência da Química de Produtos Naturais em todo o mundo.

Apoiado pela Divisão de Produtos Naturais da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), o congresso vai contar com sete palestras plenárias, 15 palestras curtas e 12 apresentações orais, além de duas sessões de cartazes, divididas em cinco eixos temáticos: Diversidade de produtos naturais; Atividades biológicas e farmacológicas de produtos naturais ativos; Produção e controle de qualidade de fitoterápicos e óleos essenciais; Biossíntese e biologia molecular de produtos naturais; Recentes avanços no isolamento e elucidação estrutural de metabólitos secundários.

O professor do Departamento de Química da Ufes e um dos organizadores do evento, Warley Borges, destaca que os dois eventos científicos se uniram em 2006 no encontro bianual, e atualmente reúne cerca de 650 pesquisadores. “As expectativas são realmente muito boas. A comunidade de Produtos Naturais no Brasil desenvolve pesquisas de ponta e possuem pesquisadores de renome internacional. Contamos também com pós-graduandos muito entusiasmados e a sociedade prestigiará o evento como tem acontecido em edições passadas”.

Borges ainda comenta que o objetivo central do evento é trazer renomados pesquisadores de produtos naturais do exterior para oferecer à comunidade brasileira atualizações sobre o campo científico, encorajando também conferências de pesquisadores brasileiros e discussão dos estudos em andamento.

O Congresso vai reunir pesquisadores de diversos países e instituições, tais como, Università di Pisa (Itália), University of Copenhague (Dinamarca), Industrial University of Santander (Colômbia), John Innes Centre (EUA) e Tokushima Bunri University (Japão).

Mais informações sobre a programação e sobre inscrições podem ser obtidas no site www.bcnp.com.br .

Texto: Hélio Marchioni