Congresso Brasileiro de Alfabetização começa domingo, no campus de Goiabeiras

A alfabetização é um campo de pesquisa e de atuação com uma problemática própria e ações específicas. Com o objetivo de construir um espaço para discussão dessa temática, o Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf) realiza a partir deste domingo, 16, o III Congresso Brasileiro de Alfabetização (CONBAlf), no campus de Goiabeiras da Ufes.

O III CONBAlf, que tem como tema “Diálogos sobre alfabetização”, contará em sua programação com conferências, mesas de debate, painéis de debate e convidados especialistas em alfabetização de várias universidades do Brasil. O intuito é propiciar o debate sobre os múltiplos pontos de vista, espaços e formas de atuação dos diferentes atores envolvidos na alfabetização brasileira.

A conferência de abertura será realizada no domingo, 16, no Teatro Universitário, a partir das 19 horas, e abordará o tema “A alfabetização na perspectiva de Paulo Freire”. O destaque será a participação da professora Maria Luísa Cortesão Abreu, professora emérita e catedrática da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Porto em Lisboa, responsável pela publicação de inúmeros livros, artigos, relatórios e comunicações.

O Congresso se estende até o dia 18 e as inscrições como ouvinte só poderão ser feitas pessoalmente, no credenciamento do evento, até a manhã do dia 17.

O evento conta com o apoio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (Nepales) do Centro de Educação da Ufes. O Núcleo tem como um de seus objetivos promover, orientar, realizar e publicar estudos e pesquisas que possam contribuir para uma melhor compreensão das questões relacionadas com a alfabetização, a leitura e a escrita.

A programação completa encontra-se no site do evento: http://abalf.org.br/iii-congresso-brasileiro-de-alfabetizacao/programacao-provisoria/

 

Texto: Ana Luisa Monteiro (estagiária de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.