Conselho Universitário aprova alterações no Programa Integrado de Bolsas da Ufes

14/08/2017 - 17:57  •  Atualizado 14/08/2017 17:58

O Conselho Universitário da Ufes aprovou nesta segunda-feira, 14, em reunião extraordinária, um novo quantitativo de bolsas e uma nova proposta de resolução para o Programa Integrado de Bolsas da Universidade (PIB/Ufes). As alterações serão válidas a partir de setembro.

Passará a integrar o PIB/Ufes uma nova modalidade de bolsas, ofertadas por meio do Programa de Aprimoramento e Desenvolvimento do Ensino (Pró-Ensino), que será gerido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) com recursos próprios. Serão 68 novas bolsas.

Além disso, também foram aprovadas cotas socioeconômicas para todas as modalidades de bolsas. Já nas bolsas dos Projetos Especiais de Apoio ao Ensino II (Paepe II), destinadas ao apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelas Unidades Organizacionais da Ufes,.haverá cota de 50% para estudantes pretos, pardos e índios (PPI), a exemplo da política de cotas raciais adotada pela Universidade para ingresso nos cursos de graduação.

Redução

A reunião também discutiu a redução no quantitativo de bolsas ofertadas por programas e projetos já existentes. O corte foi necessário devido à redução e ao contingenciamento no repasse de verbas por parte do Governo Federal.

Nas bolsas Paepe I e II, destinadas ao apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelas Unidades Organizacionais da Ufes e Centros de Ensino, a redução foi de 35%. Já as bolsas de Iniciação Científica e dos programas de extensão tiveram uma redução de 18%.

Desta forma, o quantitativo total de bolsas ofertadas pelo PIB/Ufes, incluindo as novas bolsas do Pró-Ensino, passou de 1.205 para 1.118 bolsas.

“Apesar dos cortes serem necessários em alguns programas, é importante destacar que conseguimos reduzir esse impacto com a inclusão de novas bolsas ofertadas pelo Programa Pró-Ensino. Também conseguimos uma forma de priorizar a oferta de bolsas para os estudantes que mais precisam, favorecendo a inclusão e a permanência desses estudantes na Universidade”, afirma a vice-reitora Ethel Maciel.

Veja no arquivo anexado abaixo o quantitativo geral de bolsas nos programas da Ufes.

Texto: Thereza Marinho