Conselho Universitário aprova criação de nova estrutura organizacional da Ufes

14/04/2014 - 18:01  •  Atualizado 16/04/2014 11:14

Por Thereza Marinho

Com o objetivo de elaborar políticas específicas para os estudantes e priorizar a interface da Universidade com os movimentos sociais, a Ufes criou a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci). A criação da nova estrutura foi aprovada pelo Conselho Universitário, em reunião realizada na última quinta-feira, 10, para a aprovação da proposta de Revisão da Estrutura Organizacional da Ufes.

“Estamos atendendo a uma reivindicação apresentada pelos estudantes no ano passado. Por meio dessa pró-reitoria, queremos elaborar políticas mais próximas das necessidades dos nossos estudantes”, destacou o reitor Reinaldo Centoducatte.

A Proaeci será coordenada pela professora Jacqueline Oliveira Silva, que atualmente ocupa o cargo de diretora do Departamento de Assistência Estudantil, antes ligado à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Assistência Estudantil (Progepaes). Com a revisão, a Progepaes passará a se chamar Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

Outra estrutura criada na Ufes foi a Secretaria de Avaliação Institucional (SAI), que será responsável pela condução e execução dos processos de avaliação interna da Universidade, assim como pela sistematização e prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para fins de avaliação institucional. Atualmente, este trabalho é realizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), que atuará como um conselho para apontar as diretrizes da política de avaliação institucional.

A fim de dar transparência a todas as mudanças efetuadas, pela primeira vez a estrutura da Universidade estará disponibilizada publicamente. Até o final desta semana, o documento poderá ser acessado no site do Departamento de Administração dos Órgãos Colegiados Superiores (Daocs): www.daocs.ufes.br .

Serviços

O reitor afirmou que o objetivo da revisão foi melhorar o funcionamento da Universidade: “Realizamos mudanças nos setores onde entendemos que havia a necessidade de uma estrutura mais adequada, como na Prefeitura Universitária e na Pró-Reitoria de Administração, principalmente no Departamento de Contratos e Convênios, onde havia gargalos que dificultavam o fluxo dos processos. Todas as alterações foram feitas dentro do contexto de melhorar o funcionamento e a prestação de serviços da Universidade”.

A vice-reitora Ethel Maciel lembrou que a estrutura anterior da Ufes havia sido definida em 1992, e já não atendia às necessidades atuais da Universidade. “Em 1992, a estrutura da Pró-Reitoria de Graduação, por exemplo, foi criada para atender a demanda de cerca de 40 cursos. Hoje a Ufes em 99 cursos. A pós-graduação tinha quatro cursos, hoje são 74. Para fazer a revisão da estrutura, conversamos com todos os setores e definimos o que existia e quais eram as necessidades. Essa mudança também visa preparar a Ufes para os próximos anos, dando maior agilidade aos processos”, destacou.

Ethel disse ainda que, diante das limitações da Universidade, a mudança na estrutura buscou priorizar setores que atendem a maior parte da comunidade acadêmica: "Infelizmente, não há atualmente na Ufes um número de funções gratificadas que possam atender a todas as necessidades dos centros e dos setores. Então, optamos por estruturar aqueles que vão impactar a maior parte da comunidade acadêmica, como as pró-reitorias de Graduação e de Pesquisa e Pós-Graduação, a Prefeitura Universitária, a nova pró-reitoria, que irá atender aos nossos 18 mil estudantes, e a Secretaria de Avaliação Institucional, que será responsável pelo acompanhamento de todos os processos avaliativos dos cursos junto ao MEC.

A análise e finalização da Revisão da Estrutura Organizacional da Ufes foi realizada pelo assessor de Programas Especiais (APrE), Marcelo Rosa. O trabalho utilizou como referência o Manual de Orientação para Arranjo Institucional de Órgão e Entidades do Poder Executivo Federal, do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), e teve por base os quantitativos de Cargos de Direção (CD) e Funções Gratificadas (FG) já existentes na instituição.