Conselhos Superiores encaminham ao MEC lista para reitor e vice-reitor

23/10/2015 - 15:57  •  Atualizado 26/10/2015 08:47

O Colégio Eleitoral da Universidade, constituído pelos Conselhos Superiores – Universitário; Ensino, Pesquisa e Extensão; e de Curadores – se reuniu em sessão conjunta na última quinta-feira, 22, para definir a lista tríplice de candidatos a reitor e vice-reitor para o quadriênio 2016 – 2020. Por maioria dos votos, obteve a primeira colocação como reitor o professor Reinaldo Centoducatte e, como vice-reitora, a professora Ethel Leonor Noia Maciel.

Em segundo e terceiro lugar da lista, respectivamente, foram indicados pelos Conselhos os nomes dos professores Zenólia Christina Campos Figueiredo e Paulo Sérgio de Paula Vargas para o cargo de reitor; e os nomes dos professores Neyval Costa Reis Junior e Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro. para o cargo de vice-reitor.

A lista com as três candidaturas, de acordo com o que estabelece a legislação federal, será encaminhada pelo Colégio Eleitoral ao Ministério da Educação (MEC) para a escolha e nomeação dos professores que irão exercer as funções de reitor e vice-reitor no próximo quadriênio. A sessão conjunta dos conselhos foi aberta com quórum suficiente pelo presidente, o professor Reinaldo Centoducatte, que transferiu a tarefa de conduzir os trabalhos para o professor Armando Biondo Filho, na condição de decano. O processo de definição da lista tríplice obedeceu à legislação que regulamenta a escolha dos dirigentes das instituições federais de ensino superior.

Tradicionalmente o MEC escolhe para ocupar as funções os candidatos mais votados pelo Colégio Eleitoral, em demonstração de respeito à decisão das respectivas instituições de ensino. Anteriormente à sessão do Colégio Eleitoral, a Ufes realizou uma pesquisa junto à comunidade universitária, objetivando democratizar a escolha dos candidatos. A pesquisa foi realizada entre os meses de setembro e outubro, por meio de uma comissão organizada pelos Conselhos Superiores, e colheu a manifestação de professores, servidores técnico-administrativos em Educação e estudantes da Universidade. A pesquisa indicou o professor Reinaldo Centoducatte, candidato a reitor, e Ethel Maciel, candidata a vice-reitora, por maioria de votos da comunidade universitária. O resultado da pesquisa foi comunicado na sessão do Colégio Eleitoral.

Texto: Luiz Vital