Contagem regressiva para a Semana do Conhecimento na Ufes

17/10/2017 - 15:50  •  Atualizado 19/10/2017 17:19

Os campi da Ufes ficarão ainda mais agitados na semana de 23 a 27 de outubro. Observação solar, shows de Química e Física, apresentação de pesquisas e de projetos de extensão, atrações artísticas, rodas de conversa e explicações sobre os cursos de graduação são algumas atividades que integrarão a Semana do Conhecimento da Ufes. O evento é realizado em conjunto com a Semana Nacional e Estadual de Ciência e Tecnologia, que este ano aborda o tema "A matemática está em tudo".

A abertura oficinal da Semana do Conhecimento da Ufes será no dia 25, às 9 horas, na Tenda da Jornada de Extensão e Cultura, localizada no estacionamento do Teatro Universitário, campus de Goiabeiras.

Na Universidade, a Semana do Conhecimento inclui a XXVII Jornada de Iniciação Científica, a V Jornada Integrada de Extensão e Cultura, a Mostra de Profissões e o Circuito de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia (veja abaixo o que será mostrado em cada evento).

Dia C

A novidade deste ano é que a Semana também agrega o Dia C da Ciência, promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); e a Semana do Servidor da Ufes, realizada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) em conjunto com uma comissão de servidores e representantes sindicais e com apoio de diversos setores da Universidade.

O Dia C da Ciência tem por objetivo sensibilizar e informar a sociedade sobre a importância das pesquisas desenvolvidas nas universidades e nos institutos tecnológicos, mostrando como essas atividades melhoram o cotidiano das pessoas, das cidades e do país. Já a Semana do Servidor da Ufes celebra o Dia do Servidor Público (28 de outubro) e contará com oficinas, palestras, atividades culturais e esportivas, ações solidárias e de conscientização sobre saúde e qualidade de vida.

As atividades da Semana do Conhecimento serão realizadas em datas diferentes para cada campus. Em Alegre, a programação está concentrada no dia 23. Já Vitória, no dia 25 no campus de Maruípe e no período de 24 a 27 no campus de Goiabeiras. No campus de São Mateus, as atividades no serão realizadas no dia 9 de novembro.

Veja o que será mostrado em cada evento da Semana do Conhecimento:

Jornada de Iniciação Científica – 923 estudantes vinculados ao Programa de Iniciação Científica (PIIC) da Universidade vão compartilhar com a comunidade acadêmica as pesquisas desenvolvidas ao longo do último ano. É uma oportunidade de avaliação dos conhecimentos adquiridos e dos métodos científicos empregados, já que os trabalhos serão avaliados por outros professores de cada área de estudo específica.

Jornada de Extensão e Cultura – Na programação da Jornada tem roda de conversa; dança; música; e a apresentação de 71 projetos de Extensão selecionados para concorrer ao Prêmio Mérito Extensionista Maria Filina, que será entregue durante a Jornada. Atualmente, as ações de extensão da Universidade atendem mais de 2 milhões de pessoas em todo o Espírito Santo e este evento é a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre esses projetos e programas.

Mostra de Profissões – Mais de 100 escolas públicas e privadas de todo o Espírito Santo e de estados vizinhos visitarão os campi da Ufes para conhecer os departamentos e laboratórios dos diversos cursos ofertados pela Universidade e receber informações sobre seus conteúdos e oportunidades no mercado de trabalho. As instituições de ensino ou estudantes que ainda não se inscreveram para participar da Mostra podem fazê-lo por meio do link http://graduacao.ufes.br/conteudo/inscri%C3%A7%C3%A3o-para-visitantes-do-evento .

Circuito de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia – Vai reunir as atividades realizadas pela Universidade em prol da difusão e da popularização da ciência, incluindo os diversos eventos da Mostra de Ciências do Centro de Ciências Exatas da Ufes, como Mostra de Física e Astronomia, Show de Química, Jogos Matemáticos, Show de Física, Planetário, Museu de Rochas e Minerais e muitos outros.

Texto: Letícia Nassar