Crianças, jovens e adultos com deficiência são protagonistas em peça teatral

04/09/2018 - 17:26  •  Atualizado 06/09/2018 13:16

Crianças, jovens e adultos com deficiência e seus familiares, todos atendidos pelo programa de extensão do Laboratório de Educação Física Adaptada (Laefa), apresentam nesta quarta-feira, 5 de setembro, no Teatro Universitário, a II Mostra Cultural com o tema "Arte, História e Diferença".

Assista aqui matéria sobre o Laefa produzida pela TV Ufes.

Durante a mostra, que terá início às 18h30, será apresentada uma peça de teatro que vai retratar acontecimentos sociais e históricos que marcaram o século XX, em especial os movimentos de contracultura iniciados pós-Segunda Guerra Mundial.

Segundo uma das coordenadoras do programa, a professora Maria das Graças de Sá, a peça de teatro e a presença da comunidade universitária contribuem para a desconstrução do olhar impossibilitante em relação a este publico: “O objetivo é fomentar ações que evidenciem o protagonismo dos atores sociais atendidos no programa", destacou.

A entrada é franca e limitada ao número de lugares do teatro.

Inclusão

O Laboratório de Educação Física Adaptada, localizado no Centro de Educação Física da Ufes, atua com projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados para a formação inicial e continuada de professores de Educação Física na perspectiva da inclusão. O público-alvo é composto por crianças, jovens, adultos e idosos com baixa-visão, cegueira, deficiência intelectual, autismo, além de familiares e cuidadores destes indivíduos.

Atualmente, o Laefa atende 190 pessoas entre crianças, jovens e adultos, e seus familiares, estudantes do curso de Educação Física, que integram o projeto.

Texto: Thereza Marinho