Crianças do Criarte lançam livro inspirado na literatura de Miguel de Cervantes

14/08/2019 - 08:35  •  Atualizado 14/08/2019 20:06

Cenas e narrativas da clássica história de Miguel de Cervantes Dom Quixote de la Mancha foram reproduzidas pelas crianças do Grupo 5 matutino, turma 2018, do Centro de Educação Infantil Criarte (CEI Criarte), dando origem à obra coletiva Dom Quixote Criarteiro. O livro traz textos e ilustrações baseados na literatura de Cervantes e será lançado nesta quarta-feira, 14, às 19h30, no salão da Associação de Docentes da Ufes (Adufes), campus de Goiabeiras.

Na ocasião, os 19 autores receberão familiares, amigos e ex-colegas do Criarte, para uma noite de autógrafos e confraternização. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Língua espanhola

O livro, com 50 páginas, é resultado de uma parceria da Ufes com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), firmada em 2018 por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e seu subprojeto Pibid de Espanhol: Leitura Literária. O CEI Criarte é uma das escolas atendidas pelo programa, que propõe que a criança da primeira etapa da Educação Básica conheça a língua espanhola e pratique a oralidade por meio das atividades artísticas, além de conhecer outras culturas.

O trabalho foi realizado no decorrer do segundo semestre de 2018, a partir de intervenções semanais das estudantes do curso de Letras-Espanhol da Ufes Gláucia Siqueira e Milena Vesper, vinculadas ao Pibid Espanhol, sob orientação das professoras Cláudia Lanis (coordenadora do Pibid Espanhol), Luciana Soares e Alessandra Cypriano (CEI Criarte), além das colaborações de Tatiana de Oliveira (auxiliar) e Cristina Carlesso (monitora). “As atividades foram realizadas, inicialmente, sem a pretensão de se materializar num livro. Mas, depois de vermos o envolvimento e o interesse das crianças pela obra de Cervantes, consideramos que seria muito especial dar materialidade ao trabalho desenvolvido”, explica a professora Luciana.

“Esse trabalho dá visibilidade à produção das crianças, às possibilidades de apropriação e transformação do conhecimento e à importância da mediação do docente, especialmente na Educação Infantil, que é a primeira etapa da Educação Básica. O livro traduz, de certa forma, o rico cotidiano que é vivido nesse contexto”, reforça.

Texto: Adriana Damasceno