Criarte terá coral formado por crianças com idade entre 4 e 5 anos

12/04/2019 - 12:14  •  Atualizado 15/04/2019 16:17

Uma ação conjunta da Secretaria de Cultura da Ufes e do Centro de Educação Infantil Criarte permitiu a criação de um coral formado por estudantes dos grupos quatro (4 anos) e cinco (5 anos) da escola. A preparação das crianças, que participam voluntariamente, está a cargo de Jean Molinari, um dos regentes do Coral da Ufes.

Esta e outras matérias são destaque na edição 541 do jornal Informa que circula nos campi da Ufes. Clique aqui e acesse o jornal na íntegra.

Segundo o secretário de Cultura, Rogério Borges, a parceria visa desenvolver um projeto artístico-pedagógico de canto coletivo: “Temos como base a necessidade da criança de se expressar e de desenvolver seu lado interpretativo e a percepção da sua sensibilidade”, explica.

Os ensaios do coro ocorrem duas vezes por semana na sala Multiuso do Criarte e contam com a participação de 51 alunos. “As crianças estão muito empolgadas com a oportunidade. Nos ensaios, estão sempre eufóricas e muito animadas com o trabalho”, contou uma das pedagogas da escola, Nádia Braga.

O maestro Molinari dá mais detalhes sobre o repertório: “As músicas terão letras educativas, sobre respeito e cuidados com o instrumento, a voz e o meio ambiente”. O projeto também valorizará as culturas capixaba e nacional, e estimular a escuta de compositores eruditos, como Mozart e Beethoven.

Apresentações

O Coral Infantil do Criarte já tem várias apresentações previstas para este ano, como as presenças nas comemorações do aniversário de 65 anos da Ufes, em maio; na festa junina do Criarte, em junho; no festival Cantares, em outubro; e na festa de encerramento do ano letivo, em novembro. “Essa é mais uma oportunidade de trabalharmos diferentes linguagens com as crianças. Ter um coral infantil é uma importante contribuição do ponto de vista cultural e musical”, concluiu a pedagoga.

Texto: Adriana Damasceno