Curso de Biblioteconomia comemora 40 anos

15/07/2014 - 14:45  •  Atualizado 18/07/2014 11:16

O curso de Biblioteconomia da Ufes organizou uma extensa programação durante todo o ano de 2014 para comemorar o aniversário de 40 anos de sua criação. As atividades começam nesta quarta, 16 de julho, e também já estão agendados eventos para os meses de setembro a dezembro.

Neste mês, serão duas palestras, no dia 16, às 18 horas, sobre Redes Sociais e Comunicação Científica, e  dia 22, às 19 horas, sobre a atuação do bibliotecário na Sociedade da Informação. Quatro oficinas de diferentes temas ocorrem entre os dias 22 e 25. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail: biblioufes.40anos@gmail.com. A programação completa está disponível no endereço eletrônico http://biblioufes40anos.blogspot.com.br/.

Atualmente o curso conta com 16 professores e cerca de 300 alunos. Segundo a professora Dulcinéia Rosemberg, uma das organizadoras dos eventos, o objetivo é comemorar e promover discussões, reflexões e debates sobre o trabalho e a formação profissional para o setor de informação. “Ao mesmo tempo que temos o que comemorar também precisamos refletir. Se por um lado criamos o doutorado interinstitucional e o curso de Arquivologia e vimos surgir novos espaços de trabalho nas áreas de negócios e Ciência da Informação, também constatamos que muitas pessoas assumem a função de bibliotecário sem a devida formação”, destaca Rosemberg.

Para ela, a lei federal 12.244/10, conhecida como lei da biblioteca escolar, é um exemplo de iniciativa que fortalece o curso e a profissão. A lei determina que todas as instituições de ensino públicas e privadas estão obrigadas a contar com pelo menos uma biblioteca, sendo respeitada a profissão do bibliotecário. Os sistemas de ensino tem até 2020 para cumprir a determinação.

Por Hélio Marchioni