Curso de Direito recebe selo OAB Recomenda 2019

01/02/2019 - 09:13  •  Atualizado 01/11/2022 09:17

O curso de Direito da Ufes recebeu mais uma vez o Selo de Qualidade  “OAB Recomenda”, concedido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A cerimônia de entrega foi realizada na sede do Conselho Federal da entidade, em Brasília, nessa quarta-feira, 30. A Ufes foi representada pelo subcoordenador do curso, professor Ricardo Gueiros (foto).

O Selo é um certificado de qualidade de ensino dos cursos de Direito e tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento do ensino jurídico no Brasil, expressando o reconhecimento das instituições de educação superior que apresentam elevado padrão de qualidade. Além disso, busca incentivar melhorias nos projetos pedagógicos e nas estruturas dos cursos existentes no país, visando à formação de profissionais qualificados e capazes de desenvolver uma carreira jurídica de sucesso.

Em 2019, 161 instituições de ensino superior receberam a premiação, em um universo de aproximadamente 1500 cursos de Direito que funcionam no País. Os critérios para a concessão do Selo são o índice de aprovação dos estudantes  nos exames da Ordem , que possibilitam ao bacharel exercer a profissão de advogado, e também o conceito no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), prova do Ministério da Educação que avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos do curso.  O Selo é editado a cada três anos desde 2001 e divulga periodicamente os cursos de Direito que mais se destacam no Brasil.

O subcoordenador do curso de Direito da Ufes, professor Ricardo Gueiros, que representou a Ufes na cerimônia em Brasília, ressalta que  a premiação vem confirmar o resultado que o curso de Direito da Ufes vem obtendo há muitos anos: “A premiação é resultado de um trabalho dedicado e permanente para oferecer um ensino de qualidade que contribua na formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho. O Selo OAB Recomenda vem engrandecer o nosso curso e sintetiza esse trabalho da Ufes em formar profissionais de excelência comprometidos com a sociedade. É, portanto, um orgulho para toda a Instituição”, destaca o professor.

Direito

O curso de Direito da Ufes nasceu a partir da Faculdade de Direito do Espírito Santo, criada em 1930. O governo estadual assumiu a manutenção da Faculdade em 1935 e, em 1950, ela passou a integrar o sistema federal de ensino, sendo incorporada à Ufes em 1961.

Atualmente, o curso de Direito da Ufes conta com 42 docentes, sendo 38 efetivos. Os resultados obtidos pelos estudantes nas mais diversas avaliações e concursos realizados têm revelado a qualidade do ensino oferecida pelo curso.

Texto: Jorge Lellis

Edição: Ana Paula Vieira