Curso de Engenharia Industrial Madeireira celebra 10 anos nesta sexta, 19

18/08/2016 - 17:30  •  Atualizado 19/08/2016 17:29

O Departamento de Ciências Florestais e da Madeira do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) realiza nesta sexta-feira, 19, um evento em comemoração aos 10 anos do curso de Engenharia Industrial Madeireira.

A cerimônia de abertura terá início às 9 horas, no auditório localizado na unidade de Jerônimo Monteiro, com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte, do prefeito de Jerônimo Monteiro Sebastião Fosse, do coordenador do curso de Engenharia Industrial Madeireira, Djeison Cesar Batista, e de autoridades acadêmicas.

A programação contará com palestras sobre a história do curso de Engenharia Industrial Madeireira no Brasil e na Ufes.

Também haverá entrega de homenagens a professores, servidores técnico-administrativos e servidores terceirizados. Entre os homenageados estão os professores: Humberto Fantuzzi Neto, Clovis Eduardo Nunes Hegedus, Wendel Sandro de Paula Andrade, Marina Donária Chaves Arantes, Djeison Cesar Batista e o professor que idealizou o curso, José Tarcísio da Silva Oliveira. Entre os servidores estão o laboratorista José Geraldo Lima de Oliveira , a funcionária de serviços gerais Marise de Aquino Bitilher e o marceneiro Elecy Palácio Constantino.

Criação

O primeiro curso de Engenharia Industrial Madeireira foi criado em 2008 na Universidade Federal do Paraná. Na Ufes, a primeira turma ingressou no segundo semestre de 2006 e concluiu sua formação no primeiro semestre de 2011. Nestes 10 anos de existência, o curso de Engenharia Industrial Madeireira da Ufes formou 45 engenheiros industriais madeireiros.

O coordenador Djeison Cesar Batista afirma que, por ser um curso ainda novo no Brasil, a Engenharia Industrial Madeireira enfrenta algumas dificuldades. “Um dos principais desafios é a divulgação do curso e da profissão. Promover um ingresso maior de estudantes no curso é um dos nosso desafios”, pontuou.

Texto: Daniella Camilo (bolsista de projeto de Comunicação)