Curso de Fisioterapia seleciona pacientes com artrite reumatoide para tratamento gratuito

08/04/2019 - 18:13  •  Atualizado 11/04/2019 15:56

O curso de Fisioterapia da Ufes está selecionando, neste mês de abril, pacientes para participarem do projeto de extensão Fisioterapia para Pacientes com Artrite Reumatoide. Os voluntários receberão tratamento gratuito três vezes por semana, durante dois meses. O atendimento será realizado na Clínica Escola da Fisioterapia, localizada no campus de Maruípe, em Vitória.

Interessados devem enviar Whatsapp ou ligar para o número (27) 99693-7478, informando nome, idade e endereço. Deve ser fornecido também um número de telefone pelo qual a equipe do projeto entrará em contato, se o candidato for selecionado. A ordem de procura será considerada na triagem dos novos pacientes. Dos escolhidos, 20 receberão tratamento neste primeiro semestre e mais 20, no próximo. Os demais ficarão em lista de espera.

Critérios

Para participar do projeto de pesquisa e extensão, o paciente deve ter, no mínimo, 18 anos e ser capaz de se locomover sem auxílio. Além disso, deve ter recebido diagnóstico de artrite reumatoide há pelo menos três meses e apresentar laudo médico.

O candidato não pode apresentar histórico médico, nos últimos três meses, de membros inferiores e superiores fraturados, nem ter amputações. Também não poderão participar do projeto pacientes com comprometimento cardíaco e pulmonar, ou com sequelas de doenças neurológicas. Dúvidas podem ser enviadas para o telefone informado acima.

O projeto Fisioterapia para Pacientes com Artrite Reumatoide, iniciou suas atividades em agosto de 2018, oferecendo tratamento a mais de 30 pacientes voluntários. Ele é coordenado pelas professoras Fernanda Dias e Samira Miyamoto, do Colegiado de Fisioterapia, e pela fisioterapeuta e pesquisadora Ingrid Vargas.

Texto: Nábila Corrêa