Curso de Fonoaudiologia promove conscientização sobre efeitos nocivos de ruídos

25/04/2014 - 18:40  •  Atualizado 29/04/2014 15:06

Por Rafaela Laiola (*)

O curso de Fonoaudiologia da Ufes promove nos dias 29 e 30 de abril atividades de conscientização sobre os males que os ruídos podem causar à saúde. As ações fazem parte da Campanha de Conscientização sobre os Efeitos do Ruído de 2014 e serão realizadas nos campi de Goiabeiras e Maruípe (em frente ao Hucam), e nas unidades de saúde dos bairros Santo André e São Cristóvão.

O evento, organizado pelas professoras Mabel Gonçalves Almeida, Aline Neves Pessoa-Almeida e Carmen Barreira-Nielsen, visa promover a saúde auditiva e a prevenção da perda auditiva fornecendo orientações sobre os cuidados necessários com a audição. As atividades terão início às 9 horas.

O Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído, comemorado dia 30 de abril, reúne profissionais e acadêmicos do mundo inteiro com o objetivo de sensibilizar a população a respeito dos efeitos do ruído em nossa sociedade e na qualidade de vida, e promover orientações sobre os cuidados com a saúde auditiva e as maneiras de prevenir efeitos prejudiciais decorrentes de exposição ao ruído. Esse ano a campanha tem como tema: “O mundo na torcida por menos ruído”.

Mais informações pelos telefones 3335-7537.

Confira a programação:

Dia: 29/04
Local: Campus Goiabeiras (no Centro de Vivência), das 9 às 16 horas

Dia: 30/04
Local: Unidade de saúde dos bairros Santo André e São Cristóvão, das 9 às 12 horas
Local: Hucam, das 13 às 16 horas

Atividades:

• Como funciona minha audição? – orientações sobre a anatomofisiologia do aparelho auditivo através de imagens, folders e demonstrações em vídeo;

• Perda auditiva – orientações sobre os diferentes tipos de perda auditiva e fatores de risco para perda auditiva. Prevenção e diagnóstico precoce;

• Ruído: orientações sobre os efeitos auditivos e extra auditivos da exposição a níveis elevados de pressão sonora;

• Perda Auditiva Induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevados (PAINPSE) - como prevenir? – orientações sobre a caracterização e efeitos;

• Mutirão da audição: triagens auditivas realizadas por fonoaudiólogos e acadêmicos;

• Divulgação da campanha nos semáforos de avenidas movimentadas

• Convite a população para manter-se um minuto em silêncio entre 14h25 e 14h26.

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho