Debate sobre redução da maioridade penal lota auditório do CCJE

14/06/2013 - 17:57  •  Atualizado 17/06/2013 09:01

Por Ana Paula Vieira

Comunidade universitária e sociedade civil, principalmente jovens, lotaram o auditório Manoel Vereza na manhã dessa sexta-feira, 14, para discutir a questão da maioridade penal. O evento, realizado por iniciativa do Núcleo de Estudos de Violência e Segurança Pública (Nevi/Ufes), do Centro de Apoio aos Direitos Humanos (CADH) e da Comissão de Justiça e Paz (CJP) da Arquidiocese de Vitória, é uma das atividades do “Movimento Somos Tão Jovens”, que é contra a redução da maioridade penal.

Compuseram a mesa de abertura do evento a vice-reitora da Ufes, Maria Aparecida Barreto, o representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Eduardo Pandolpho, o presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Gilmar Ferreira, o coordenador do Centro de Apoio aos Direitos Humanos, Roselito Ribeiro, e os representantes da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Vitória, Marcos Romanha, do Fórum da Juventude Negra, Neiriely Marques e do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, Padre Paulo Vaillant.

Após a abertura, houve a realização de um debate com a participação do professor de Direito da Ufes, Júlio Pompeu, do representante da CJP/CDH, Bruno Toledo, da presidente do Conselho Regional de Psicologia, Andréa Nascimento, e da representante do Conselho Regional de Serviço Social, Elisângela Marquezi. O próximo debate será realizado no dia 12 de julho, na Faculdade Salesiana.

Visão crítica

A vice-reitora Maria Aparecida Barreto ressaltou que é parte do compromisso social da Ufes fomentar o debate e uma visão crítica sobre o tema.

De acordo com a professora da Ufes e vice-presidente da CJP Vanda Valadão, a Universidade acolheu a discussão acerca da redução da maioridade penal e a a CJP viu que era necessário contribuir e criar um contra-discurso em relação ao tema. Para ela, a defesa da redução da maioridade penal não se apoia em dados reais e em pesquisas sérias: “Não se pode ignorar que existe uma sociedade que tem o que dizer”, enfatizou.

Na próxima quarta-feira, dia 19, no auditório do Colégio Salesiano, o movimento vai realizar uma reunião preparatória para a Marcha em Defesa da Juventude, marcada para o dia 13 de julho.