Departamento de Fonoaudiologia realiza ações de conscientização sobre Disfagia

23/03/2018 - 17:58  •  Atualizado 11/04/2018 12:35

O que é a Disfagia e quais suas consequências? Para alertar a população para essas questões, o Laboratório de Deglutição e Voz (Ladvox), do Departamento de Fonoaudiologia da Ufes, em parceria com o Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam) está promovendo atividades no Hospital e em seus arredores e na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Maruípe. A ação iniciou-se em 19 de março e prossegue até seis de abril.

O objetivo é colaborar na identificação do paciente com risco de Disfagia que, em casos extremos, pode levar à morte.

Segundo a professora Elma Heitmann, organizadora da ação, a Disfagia é qualquer alteração no processo de deglutição, desde a entrada do alimento na boca até a chegada dele no estômago. "Pode ser caracterizada por tosse, engasgo, sensação de bolo na garganta, alimentos e saliva que escapam pela boca, recusa alimentar, perda de peso, entre outros", explica.

A professora destaca que, embora, muitas vezes subdiagnosticada, a Disfagia pode ter consequências mais graves: "Além de problemas nutricionais há também o risco de complicações respiratórias, já que o alimento pode ir parar no pulmão, comprometendo a qualidade de vida, com possibilidade de óbito".

O trabalho de orientação e identificação do risco de Disfagia envolve cerca de 60 pessoas por dia, entre estudantes, fonoaudiólogos, enfermeiros e agentes de saúde. Entre as ações realizadas estão panfletagem nos arredores do Hucam, treinamento da equipe de enfermagem do hospital e dos agentes da UBS Maruípe e workshop de primeiros socorros para estudantes do curso de Fonoaudiologia.

Texto: Nábila Corrêa