Deputado federal eleito Felipe Rigoni participa de encontro com estudantes da Ufes

21/11/2018 - 16:55  •  Atualizado 22/11/2018 17:18

O deputado federal eleito Felipe Rigoni visitou a Ufes na manhã desta quarta-feira, 21, para conversar com estudantes, a maioria deles do curso de Administração. A iniciativa foi organizada pelo professor do Departamento de Administração Alvim Borges da Silva Filho, a partir do interesse despertado pelos alunos matriculados na disciplina de Finanças.

Segundo mais votado no Espírito Santo nas últimas eleições, Rigoni incentivou os estudantes a participarem ativamente da vida universitária e a se envolverem com política. "Como disse Platão, se os bons não gostarem da política, os que já gostam vão dominar o resto. A nossa geração vai ter que dar resposta a esse problema. Esse foi um dos motivos pelos quais eu vi que era urgente entrar na política", disse o futuro deputado pelo PSB, natural de Linhares, que obteve 84.405 votos em todos os municípios do Estado.

O professor Alvim comentou sobre a ideia de organizar o encontro: "Durante o semestre, na disciplina de Finanças, debatemos sobre os efeitos econômicos das várias propostas políticas e vários estudantes se interessaram pelo tema", conta o docente.

Papel da formação e da universidade

Rigoni também destacou a importância da educação e da vivência em todos os espaços da Universidade para quem deseja se tornar um político. O deputado federal eleito ficou totalmente cego aos 15 anos e escolheu seguir em frente em busca de oportunidades. "Percebi que minha independência só viria através da educação", disse ele.

Além de se dedicar aos estudos, ele se dedicou ao Movimento de Empresa Júnior e chegou a ser presidente do Conselho da Confederação Brasileira das Empresas Juniores em 2015. "Por isso eu friso que é importante a gente ter experiências fora da sala de aula, porque foi lá no Movimento de Empresa Júnior que eu aprendi que nada é tão poderoso do que um grupo de pessoas organizadas que  compartilham de um mesmo sonho", enfatizou ele, para um público de cerca de 40 estudantes.

Mandato coletivo

O deputado federal eleito, que acabou de terminar um mestrado na Universidade de Oxford, no Reino Unido, afirmou que se orgulha do fato de ser reconhecido como um candidato que se preparou para ser político. Ele participou do Movimento Acredito e do Renova Brasil, grupos que buscam transparência e renovação na política. Sua campanha foi baseada em uma proposta de mandato coletivo, em forte atuação em redes sociais e no trabalho de cerca de 2 mil multiplicadores voluntários.

Entre as pautas de seu mandato, que propõe participação coletiva por meio de um aplicativo e de reuniões presenciais, Rigoni pretende priorizar a eficiência de governo, o combate à desigualdade de oportunidades e o fortalecimento da economia – que, na opinião dele, deve incluir investimentos em ciência, tecnologia e inovação.

Texto e foto: Lidia Neves

Edição: Ana Paula Vieira