Descendentes de italianos poderão consultar origens no Dia da Cultura Internacional

28/10/2015 - 09:19  •  Atualizado 29/10/2015 11:26

Estudantes, professores e servidores técnico-administrativos descendentes de italianos terão a oportunidade de consultar suas origens familiares no Arquivo Itinerante do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, que estará instalado em frente ao Restaurante do campus de Goiabeiras.

A ação faz parte da terceira edição do Dia da Cultura Internacional na Ufes, que nesta quinta-feira, 29, vai homenagear a Itália. A programação começa às 8 horas, com hasteamento das bandeiras em frente ao prédio da Reitoria, no campus de Goiabeiras.

A consulta aos arquivos pode auxiliar aos que pretendem abrir processo para a obtenção da dupla cidadania. Depois de localizar os imigrantes, os familiares recebem impresso o Registro de Entrada de Imigrante.

Na agenda de atividades programadas para o dia também estão atividades de apresentação do país, feita por estudantes italianos na Ufes, palestras sobre os caminhos da imigração italiana no Espírito Santo e as possibilidades de intercâmbios - no auditório do LabPetro -, a opção de prato típico no cardápio dos Restaurantes Universitários de Goiabeiras e Maruípe, e atividades culturais referentes à Itália, como músicas típicas e a estreia do filme Terra Firme, no Cine Metrópolis.

No campus de Maruípe, das 10 às 12 horas, haverá ainda uma Oficina Culinária Italiana. A atividade será no Laboratório de Nutrição e Dietética, no prédio do Departamento de Educação Integrada em Saúde - DEIS. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email maria.molina@ufes.br . Sete vagas estão abertas para cada categoria da comunidade acadêmica - estudantes, servidores técnicos e docentes.

Celebração

O Dia da Cultura Internacional na Ufes tem como proposta celebrar, na última quinta-feira de cada mês, a cultura de um país com o qual a Ufes mantém relações de intercâmbio de estudantes ou acordos de cooperação acadêmica, além de despertar nos brasileiros o potencial de se tornarem estudantes de mobilidade internacional.

A próxima edição do Dia da Cultura Internacional na Ufes, em novembro, contemplará Cuba. O evento é realizado pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI) e pela Superintendência de Cultura e Comunicação (Supecc) da Ufes.

Descrição: https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gifPara saber mais sobre o projeto Arquivo Itinerante, acesse o link http://www.ape.es.gov.br/imigrantes/html/itinerante.html

Texto: Edgard Rebouças