Dia da Cultura Internacional celebra Cuba nesta quinta-feira, 26

25/11/2015 - 14:03  •  Atualizado 26/11/2015 13:45

Em homenagem aos 120 anos da morte de José Martí, a quarta edição do Dia da Cultura Internacional vai contemplar Cuba, no dia 26 de novembro. A programação começa às 8 horas com o hasteamento das bandeiras em frente ao prédio da Reitoria, campus de Goiabeiras.

Entre as atividades programadas estão a apresentação do País; a reinauguração do busto de José Martí localizado em frente ao prédio Bernadete Lyra, no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN); a exibição de músicas e danças típicas; e a inclusão do prato típico Moros y Cristianos (um misturado de feijão, arroz, carnes e legumes) no cardápio do Restaurante Universitário (RU).

No dia 27, o Laboratório de Nutrição e Dietética do Centro de Ciências da Saúde (CCS) também vai oferecer uma oficina de culinária cubana.

O Dia da Cultura Internacional na Ufes tem como proposta celebrar, na última quinta-feira de cada mês, a cultura de um país com o qual a Ufes mantém relações de intercâmbio de estudantes ou acordos de cooperação acadêmica, além de despertar nos brasileiros o potencial de se tornarem estudantes de mobilidade internacional. O evento é realizado pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI) e pela Superintendência de Cultura e Comunicação (Supecc) da Ufes.

Sobre José Martí

José Julián Martí Pérez foi um político, pensador, jornalista, filósofo, poeta e maçom cubano, criador do Partido Revolucionário Cubano (PRC) e organizador da Guerra de 1895, também conhecida como “Guerra Necessária”. José Martí foi o grande mártir da Independência de Cuba em relação à Espanha. Em seu país natal, também é conhecido como “El apóstol”.

Veja a programação completa do Dia da Cultura Internacional:

Dia 26/11 - Campus Goiabeiras

8h – Hasteamento das bandeiras – Praça das Bandeiras (em frente à Reitoria)

8h30 – Reinauguração do busto de José Julián Martí Pérez – entre os prédios IC-II e IC-III (CCNH)

9h – Roda de Conversa: Como Cuba venceu a violência de gênero? - Sala 9 do IC-II (CCHN)

11h às 13h30 – Almoço típico (Moros y Cristianos) e música cubana – Restaurante Universitário

12h – Exibição do filme “Numa Escola de Havana”, de Ernesto Daranas – Cine Metrópolis

14h30 às 17h30- Seminário Cuba e José Julián Martí Pérez – Auditório do CCHN

Texto: Nayara Santana (bolsista de projeto de Comunicação)