Dia do Patrimônio Cultural é lembrado com seminário sobre preservação de bens culturais

14/08/2019 - 19:28  •  Atualizado 15/08/2019 17:30

Avanços e desafios na política de patrimônio imaterial é o tema do seminário que será realizado no campus de Goiabeiras nesta sexta-feira, 16, em comemoração ao Dia do Patrimônio Cultural, celebrado em 17 de agosto. O auditório do IC-II sediará palestras, debates e rodas de conversas sobre ações de preservação e identificação dos bens culturais do Espírito Santo. O evento é gratuito.

Organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com apoio da Secretaria de Cultura da Ufes, o seminário é destinado a detentores, agentes públicos, estudantes e à população em geral e tem como objetivo fortalecer a política do patrimônio imaterial no estado e aproximar os diferentes atores envolvidos nesta temática.

Para a superintendente do Iphan no Espírito Santo, Elisa Taveira, o seminário é uma importante ação para colocar em foco todas as dimensões do patrimônio cultural. Segundo ela, o evento vai “trazer para a discussão os diferentes atores envolvidos desde a identificação, o reconhecimento e a salvaguarda de um bem”.

Dentre os temas abordados no seminário, estão a política de preservação do patrimônio imaterial; os saberes e fazeres da cultura popular; apresentações de pesquisas de reconhecimento de patrimônio imaterial que estão em desenvolvimento no Espírito Santo sobre o inventário da língua pomerana; matrizes africanas e política patrimonial – o caso de São José do Queimado; e os impactos pós-registros observados pelos detentores.

O professor do Departamento de Desenho Industrial José Otávio Name é o representante da Ufes no evento e vai apresentar a pesquisa do dossiê do congo no Espírito Santo, juntamente com a professora e pesquisadora Elisa Ortigão, vinculada ao Projeto de Pesquisa para Patrimonialização do Congo do Espírito Santo. O secretário de Cultura da Universidade, Rogério Borges, vai compor a mesa de abertura do seminário. “Em um momento de incertezas no cenário cultural do Brasil, é necessário que a Ufes contribua para o fortalecimento e defenda políticas públicas para preservação do patrimônio cultural brasileiro”, ressalta ele.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo correio eletrônico iphan-es@iphan.gov.br, meio pelo qual também poderão ser feitas as inscrições. Confira a programação completa no arquivo anexado abaixo.

Texto: Adriana Damasceno
Foto: Arquivo Iphan