Documentário sobre Tarso de Castro estreia no Cine Metrópolis, sábado, 26

24/05/2018 - 18:18  •  Atualizado 30/05/2018 10:50
Compartilhe

A vida extraordinária de Tarso de Castro, documentário de Leo Garcia e Zeca Brito, estreia nesse sábado, dia 26, às 19 horas, no Cine Metrópolis. Com sessões agendadas até o dia 30 (veja horários abaixo), o filme retrata a vida de um dos mais importantes e polêmicos jornalistas do Brasil, idealizador do jornal O Pasquim.

O documentário traz entrevistas com amigos do jornalista, como o escritor Luis Fernando Veríssimo; os cantores Caetano Veloso e Chico Buarque; os jornalistas e escritores Zuenir Ventura e Xico Sá; e o chargista Ziraldo – que já no início do filme tocam em assuntos polêmicos (como a briga entre Castro e o jornalista Millôr Fernandes) e traçam um perfil de um homem sedutor, revolucionário, muito querido por todos e, principalmente, apaixonado por bebidas, mulheres e pelo jornalismo. As entrevistas foram realizadas de maneira informal, com os amigos do biografado em bares tomando cerveja, ou individualmente, com as pessoas falando com o telefone ao ouvido, remetendo ao costume de Tarso de sempre usar o aparelho.

Ao investigar sua vida, vem à tona a história de um país onde o sonho de democracia crescia em uma geração libertária. O filme investiga os anos de 1960 a 1980 e a geração de intelectuais que resistiu à censura e à ditadura militar e promoveu uma revolução nos costumes e na cultura brasileira. Segundo definição do jornalista e escritor Otto Lara Resende, Tarso traçou um verdadeiro pacto de felicidade com a vida e pagou o preço dos prazeres excessivos – era alcoólatra, não admitia se tratar e morreu de cirrose hepática aos 49 anos, em 1991.

 A vida extraordinária de Tarso de Castro traz informações que ajudam a reverenciar a memória do jornalista, criador da mais duradoura e bem sucedida publicação alternativa dos tempos da censura.


Serviço:

Documentário “A vida extraordinária de Tarso de Castro” (Brasil, 2017, cor, 90’), no Cine Metrópolis

Sábado (26), domingo (27) e segunda-feira (28), às 19h

Terça-feira (29) e quarta-feira (30), às 16h30

Classificação: 14 anos

As datas e horários podem sofrer alterações. Para mais informações, visite o site http://www.cinema.ufes.br/

 

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho