Domingo de Lazer encerra 2018 com troca de brinquedos, oficinas e encontro

26/11/2018 - 08:12  •  Atualizado 27/11/2018 11:02

Oficinas de dança, de skate, de futebol americano, de pipa, de frescobol, cinema e uma série de atividades esportivas e culturais movimentaram o campus de Goiabeiras no último dia 25, quando foi realizada a última edição de 2018 do Domingo de Lazer na Ufes.

Clique aqui e veja a galeria de fotos na página da Ufes no Facebook.

O Centro de Educação Física e Desportos foi ocupado por famílias, crianças e adolescentes que puderam aproveitar todas as atividades gratuitamente. A assistente social Cristiane Oliveira veio com uma turma de 51 jovens atendidos no Centro Social São José de Calasanz, projeto social desenvolvido no bairro Vila Nova de Colares, localizado na Serra. Para Cristiane, além da oportunidade de realizar as oficinas, a ideia era que o grupo pudesse conhecer a Ufes: “No bairro não tem essas oportunidades, eles estão gostando muito, é uma experiência muito bacana. Com certeza vamos voltar e também incentivá-los a virem com as famílias”, contou.

O professor do Departamento de Comunicação da Ufes Virgilio Libardi estava na oficina de capoeira, acompanhado da esposa Mary, estudante de Artes Visuais, e do filho Rafael. “Acho fantástico porque a gente vê que tem adesão, muitos pais vêm trazer os filhos, eles se exercitam. É diferente de ficar em casa no computador e no celular”, analisou ele.

Para os estudantes de Educação Física, o Domingo de Lazer também é uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos aprendidos no curso. O estudante do 8º período do bacharelado Wallace Souza, que já é licenciado na mesma área, foi o responsável pela oficina de skate. “As aulas de skate chamam atenção, é diferente, não é um esporte tão comum como futebol e vôlei. Esse é um espaço onde posso aplicar meu conhecimento em prol da população que, muitas vezes, não tem acesso”, disse Wallace.

Feira de Troca de Brinquedos

Nesta edição do Domingo de Lazer também ocorreu a Feira de Troca de Brinquedos, iniciativa realizada pelo grupo de pesquisa e ação Observatório da Mídia, vinculado ao Departamento de Comunicação. A Feira é realizada desde 2012 e tem como objetivo promover a reflexão sobre o consumo consciente. A estudante Luisa Rebouças participou de todas as edições da Feira e explicou porque gosta do evento: “Eu acho muito legal porque você pode pegar um brinquedo que você não quer mais e trocar por um que você queira, deixando duas crianças felizes”.

A professora do Departamento de Ciências Sociais Aline Trigueiro também já tinha participado da Feira anteriormente e voltou, com o filho Miguel. “Acho ótimo. Mais importante que trocar, acho estimulante para ele desconstruir a necessidade da compra. É um espaço de interação muito legal, pois ele pode aprender a dosar sua relação com os objetos, a questão afetiva, e isso representa um amadurecimento para a criança”, constatou a professora.

A pesquisadora do Observatório da Mídia Franciani Bernardes, uma das organizadoras da Feira, falou sobre as reflexões que ela proporciona: “A feira já se tornou uma tradição. É uma atividade importante porque além de nos fazer repensar sobre a forma como consumimos, também estimula nos pequenos o desprendimento daquele brinquedo que já estava esquecido no fundo do armário. A criança aprende a se satisfazer com um novo brinquedo usado, que vai receber uma ressignificação”. Além das trocas, o Observatório também recolheu doações de brinquedos e livros, que serão entregues nas brinquedotecas da Pediatria do Hospital Universitário e do Laboratório de Educação Física Adaptada da Ufes.

Acessibilidade

O Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes) também participou do Domingo de Lazer com um encontro de alunos e ex-alunos com deficiências. O coordenador do Naufes, Douglas Ferrari, afirmou que a ação foi muito importante: “Recebemos sugestões para o trabalho e o encontro nos foi muito útil para fazer uma avaliação do que é feito e do que a gente pode desenvolver no Naufes. Ações como essa ajudam muito no contato direto com o estudante, podemos ouvir a sua vivência sobre acessibilidade na Universidade”, destacou.

O encontro foi uma das ações pensadas dentro de um projeto coordenado pela assistente social do Naufes, Ludimila Nunes Mantovani, que tem entre seus objetivos: mapear os egressos que declararam algum tipo de deficiência ao ingressar na Ues, conhecer as trajetórias dessas pessoas e fomentar a troca de experiências. A ação é coordenada pela. A coordenadora e a assessora de Políticas de Gestão do Gabinete da Reitoria, Déborah Provetti Scardini Nacari, também estiveram presentes.

2019

O Domingo de Lazer na Ufes é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), realizado sob a coordenação do professor do CEFD Luiz Alexandre Oxley, com o apoio da Prefeitura Universitária e da Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes. Segundo o coordenador, o retorno do Domingo de Lazer em 2019 está garantido e o público pode esperar pela ampliação do projeto e da programação.

Texto e foto: Ana Paula Vieira