Durante comemorações dos seus 50 anos, Hucam homenageia personalidades

19/12/2017 - 09:19  •  Atualizado 05/01/2018 16:20

No primeiro dia de comemorações dos seus 50 anos, o Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam) realizou a solenidade de entrega da Comenda Cassiano Antonio Moraes. Autoridades, médicos e servidores que se destacaram em benefício da Instituição foram homenageados em evento na noite dessa segunda-feira, 18, no auditório Rosa Maria Paranhos, campus de Maruípe, que contou com apresentação da Banda da Polícia Militar do Espírito Santo. A celebação de aniversário segue até sexta-feira, 21 (veja programação abaixo).

Receberam a Comenda os médicos Benito Zanandrea (in memoriam), Cassiano Antonio Moraes (in memoriam), Noé da Silva Santos, Álvaro Lima Machado, Carlos Sandoval Gonçalves, Saulo Ribeiro do Val; as enfermeiras Paulete Maria Ambrosio Maciel e Leontina Soares de Souza Lima; a técnica em Enfermagem Genuína Sampaio de Oliveira; auxiliar de Enfermagem Humberto Kill; os servidores Ataíde Scheltz, Sirley Souza Drumond Louro e Rosa Maria Costa Paranhos (in memoriam); e a Senadora da República Rose de Freitas.

Na ocasião, o superintendente do Hospital, Luiz Alberto Sobral, agradeceu o reconhecimento da comunidade capixaba ao Hospital e destacou a sua missão de viabilizar o ensino, a pesquisa e a extensão por meio de uma assistência interdisciplinar, além de oferecer serviços de qualidade. Sobral lembrou ainda que o Hospital foi o vencedor do Prêmio Excelência em Saúde 2017, na categoria hospitais públicos. Entre os hospitais da rede pública do Espírito Santo foi o que recebeu melhor avaliação na pesquisa de satisfação do usuário.

O reitor Reinaldo Centoducatte lembrou a trajetória do Hucam e ressaltou a sua importância estratégica para o sistema de saúde pública e para a formação de profissionais. “O Hucam é um centro de excelência na produção e difusão do conhecimento, se constituindo na maior e mais importante instituição pública de saúde do estado do Espírito Santo. Mantém uma posição estratégica na rede do Sistema Único de Saúde SUS e é referência regional e nacional em atendimento de média e alta complexidade, e também no diagnóstico e tratamento de diferentes doenças, se estabelecendo como base de excelência para a produção de ciência e tecnologia”, enfatizou.

Hucam

O Hucam é o hospital-escola da Ufes, fundamental para a formação dos profissionais da área de saúde. Funciona com 300 leitos, atendendo, gratuitamente, 24 horas por dia, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Serve ainda como campo de prática para os cursos de graduação e pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS), de Residência Médica e do Multiprofissional.  O Hospital recebe pacientes dos 78 municípios do Espírito Santo.

O Hospital realiza atualmente 1.200 procedimentos cirúrgicos por mês, 16 mil consultas/mês. Por ano, são realizados nos 129 consultórios existentes, mais de 200 mil consultas médicas em quase 150 áreas de saúde, 15 mil atendimentos de urgência, 500 mil exames laboratoriais de análises clínicas, 14 mil cirurgias, 10 mil internações, 1.500 partos e 25 mil exames por imagem, entre outros procedimentos. Realiza também cirurgias bariátricas e de mudança de sexo.

Programação das atividades em homenagem aos 50 anos do Hucam:

19/12

7h às 8h30 – Café com Prosa – Térreo do prédio da Pediatria. Local: Auditório Rosa Maria Paranhos.

9h às 12h - Encontro com os ex-alunos do curso de Medicina e palestra do Diretório do Curso de Medicina. Local: Auditório Rosa Maria Paranhos.

14h às 17h – Evento do curso de Enfermagem (Representatividades da Enfermagem. Workshop: Enfermagem no Hucam: cuidando-ensinando e pesquisando. Panorama da produção científica dos profissionais de Enfermagem. Premiação do Concurso de Fotografia da Enfermagem). Local: Auditório Rosa Maria Paranhos.

15 h – Apresentação do Coral dos Servidores do Estado. Local: Enfermarias do Hucam.

20/12

8h – Culto - Local: Auditório Rosa Maria Paranhos.

9h – Palestra sobre os 50 anos do Hucam: Na vanguarda da Inovação e Tecnologia na Saúde e demonstração prática da impressora 3D. Local: Auditório Rosa Maria Paranhos.

12 h – Encerramento com entrega de lembranças produzidas na impressora 3D. Local: Auditório Rosa Maria Paranhos.

14h – Evento da Comissão Multiprofissional: trajetória e perspectivas do trabalho multiprofissional do Hucam. Local: Auditório Rosa Maria Paranhos.

21/12

8h – Palestras sobre a história da Medicina, da Enfermagem e do Hospital do Futuro. Local: Auditório Rosa Maria Paranhos.

12h – Encerramento e apresentação de Coral. Local: Auditório Rosa Maria Paranhos.

Texto e foto: Jorge Lellis

Edição: Ana Paula Vieira