Editais de pós oferecem 82 vagas para alunos regulares e especiais

16/01/2019 - 06:46  •  Atualizado 21/01/2019 11:33

Mais quatro programas de pós-graduação stricto sensu da Ufes  divulgaram editais de processo seletivo para 2019, totalizando 82 vagas, para alunos regulares e especiais. As vagas abertas no campus de Goiabeiras, em Vitória, são para os Programas de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Física e Letras. Já no campus de Alegre, as oportunidades são para o Programa e Pós-Graduação em Ciências Veterinárias. Confira:

Física (Mestrado e Doutorado)

Estão abertas, até 31 de janeiro, as inscrições para os cursos do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFis). São oferecidas, ao todo, oito vagas para mestrado e 11 para doutorado. Os interessados devem enviar a documentação pelo e-mail ppgfis.ufes@gmail.com, até às 11h do último dia de inscrição.

O processo seletivo é composto por duas etapas: prova escrita, eliminatória e classificatória, e análise de currículo, classificatória. Os candidatos que moram fora do Espírito Santo podem solicitar realização da prova escrita do Programa em outra instituição. O candidato que tiver obtido resultado 2,5 no Exame Unificado das Pós-Graduações de Física1 (EUF) poderá utilizar essa avaliação para substituir a prova escrita do PPGFis.

A aptidão em língua inglesa dos alunos matriculados no PPGFis será avaliada durante o curso, por meio de prova específica ou apresentação de certificados.

Engenharia Elétrica (Doutorado)

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) divulgou edital com informações sobre o processo seletivo para seu curso de doutorado. Ao todo, serão oferecidas 20 vagas para 2019, com oportunidade de ingresso em quatro períodos ao longo do ano, desde que não se tenha preenchido o número total de vagas nas seleções anteriores.

Para o primeiro período de seleção, os candidatos poderão se inscrever até o dia 4 de fevereiro, pelo e-mail ppgee@ele.ufes.br, com cópia para renato.volkers@ufes.br.

Ciências Veterinárias (Mestrado)

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias divulgou seleção para cinco vagas de mestrado, distribuídas entre os orientadores da Linha de Pesquisa Diagnóstico e Terapêutica das enfermidades clínico-cirúrgicas. Os interessados deverão se inscrever de 21 de janeiro a 8 de fevereiro, na secretaria do Programa, no campus de Alegre, ou pelos Correios.

Poderão candidatar-se egressos dos cursos de graduação em Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia, Biotecnologia, Farmácia, Ciências Biológicas ou áreas afins, a critério do Colegiado Acadêmico do Programa.

Letras (aluno especial)

O Programa de Pós- Graduação em Letras (PPGL) divulgou Edital de seleção de alunos especiais para disciplinas de seus cursos de mestrado e de doutorado em Letras. Ao todo, serão oferecidas 38 vagas, distribuídas pelas linhas Poéticas da Antiguidade à Contemporaneidade; e Literatura: Alteridade e Sociedade. As inscrições poderão ser feitas, gratuitamente, nos dias 5 e 6 de fevereiro pelo e-mail apoiosip.cchn@gmail.com.

Os componentes curriculares cursados pelo aluno especial poderão ser usados em aproveitamento de estudos, caso o mesmo estudante venha a ingressar posteriormente como aluno regular. No PPGL, só é permitido o aproveitamento de até oito créditos em disciplinas cursadas como aluno especial, no prazo máximo de até cinco anos após a conclusão.

Para mais informações, clique aqui.

Outras informações sobre os processos seletivos estão disponíveis nos editais anexados abaixo. Possíveis alterações nesses documentos, assim como os resultados das etapas dos processos seletivos deverão ser acompanhadas nos endereços eletrônicos de cada programa.

Para conhecer outros programas de pós-graduação que estão com editais abertos, clique na aba Editais do portal da Ufes.

Texto: Nábila Corrêa

Edição: Ana Paula Vieira