Edufes lança livro sobre linguística aplicada nesta sexta-feira, 13

11/07/2018 - 18:37  •  Atualizado 31/07/2018 11:39

A Editora da Ufes lança nesta sexta-feira, 13, o livro Linguística Aplicada: ensino, pesquisa e reflexões. A obra é uma coletânea de artigos de docentes de várias universidades e institutos federais de ensino que tratam da temática do ensino e da aprendizagem de línguas. O evento de lançamento será realizado na Biblioteca Pública Estadual, em Vitória, às 19 horas, com a presença da organizadora do livro, a professora Aurélia Leal Lima Lyrio.

A ideia da organização de uma obra com trabalhos nessa área de conhecimento surgiu após a criação, em 2011, da linha de pesquisa em Linguística Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos na Ufes. Desta forma, a obra ocupa-se, essencialmente, de questões de ensino e aprendizagem de línguas, assim como de pesquisas e reflexões nessa área.

Segundo Aurélia, aprender uma língua, tanto materna quanto estrangeira, é um processo fascinante e complexo, envolvendo um intrincado número de variáveis que interagem entre si. “Como professores, não temos controle de todas as variáveis que interagem entre si durante o processo de aprendizagem de uma língua. Ainda temos muito a aprender”, esclarece ela.

O livro, que tem 294 páginas, pode ser adquirido no evento de lançamento, na Livraria da Ufes e no site da Edufes (com frete gratuito) por R$ 35,00. Um desconto de 20% é oferecido a quem optar por comprar na Livraria da Universidade. A versão virtual pode ser baixada por meio do link http://www.edufes.ufes.br/items/show/477.

A organizadora

Aurélia Lyrio é doutora em Pragmática e Linguística Aplicada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). A professora atua no Departamento de Línguas e Letras da Ufes desde 1992.

“Minha expectativa é que as questões discutidas nos artigos do livro possam iluminar a todos, contribuindo para o enriquecimento do nosso conhecimento desse universo tão encantador”, afirma Aurélia.

Texto: Adriana Damasceno