Em parceria, Ufes e Funag criarão núcleo de estudos em relações internacionais

13/01/2017 - 08:50  •  Atualizado 17/01/2017 11:30

A Ufes e a Fundação Alexandre de Gusmão (Funag) assinaram um memorando de entendimento para cooperação acadêmica. O documento estabelece cooperação para promover e aprimorar o entendimento entre as instituições e o universo acadêmico, com vistas à formação na Ufes de um núcleo de estudos em relações internacionais.

O memorando também cria condições para a organização de atividades colaborativas em áreas de interesse comum por meio do trabalho conjunto de preparação de conferências, seminários, eventos e programas de discussão e outras atividades que as respectivas instituições administrem, inclusive no campo editorial.

Visita

Em setembro de 2016, o presidente da Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima, visitou a Ufes, sendo recebido pelo reitor Reinaldo Centoducatte e pela vice-reitora Ethel Maciel (foto). O objetivo da visita foi buscar parcerias entre as duas instituições para ampliar o processo de internacionalização no contexto do ensino superior brasileiro.

O encontro foi realizado na sala de reuniões do Departamento de Administração dos Órgãos Colegiados Superiores (Daocs) e contou com a presença de gestores da Universidade e estudantes do curso de Direito.

Na ocasião, a secretária de Relações Internacionais em exercício, Kyria Finardi, apresentou as iniciativas de internacionalização da Ufes, como os acordos de cooperação internacional e a participação da Universidade em instituições internacionais, entre outras atividades.

A Funag, órgão vinculado ao Ministério das Relações Exteriores, foi criada em 1971 e tem entre seus objetivos realizar e promover atividades culturais e pedagógicas na área das relações internacionais e também pesquisas sobre esse campo; divulgar a política externa brasileira em seus aspectos gerais; e apoiar a preservação da memória diplomática do Brasil. A Fundação conta ainda com duas unidades, o Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais e o Centro de História e Documentação Diplomática.

Texto: Thereza Marinho, com informações da Funag
Foto: Higor Gomes (Funag)