Embaixador da Irlanda prestigia a abertura do Festival de Cinema Europeu na Ufes

25/06/2015 - 19:05  •  Atualizado 26/06/2015 16:15

A vice-reitora Ethel Maciel e membros da equipe de gestão da Ufes receberam na tarde desta quinta-feira, 25, o embaixador da Irlanda no Brasil, Brian Glynn. Ele veio a Vitória participar da abertura do Festival de Cinema Europeu, que será realizado até o dia 30 de junho no Cine Metrópolis.

O embaixador destacou que, atualmente, 1.178 brasileiros estão estudando na Irlanda por meio do programa Ciências Sem Fronteiras, o que estimulou o país a buscar outros tipos de cooperação com universidades brasileiras.

“Com a Ufes queremos buscar parcerias para o desenvolvimento de pesquisas relacionados ao gado leiteiro, tecnologia e biotecnologia”, destacou. Brian Glynn afirmou ainda que, no segundo semestre, uma missão irlandesa virá ao Brasil e ele se empenhará para que uma visita à Ufes seja incluída no roteiro.

Após ser recebido na Reitoria, o embaixador se dirigiu ao Cine Metrópolis onde assistiu ao filme irlandês His & Hers (foto), do diretor Ken Wardrop, que abriu o Festival de Cinema Europeu.

Programação

Abordando a temática “Desenvolvimento e Cidadania”, o festival tem como proposta apresentar um panorama do cinema europeu contemporâneo. Ao todo serão exibidos 12 filmes durante o evento, alguns inéditos como Tabu, de Miguel Gomes.

“A programação está bem diversificada e traz ao público um olhar mais atento às questões humanistas e os retratos urgentes dos países europeus”, afirma o programador do Metrópolis, Vitor Graize.

As sessões serão diárias, sempre às 16 e às 20 horas, e os ingressos podem ser retirados gratuitamente, 30 minutos antes de cada sessão, na bilheteria do cinema. Além de Vitória, o Festival já passou por Aracajú, Belém, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Manaus, Natal e Rio de Janeiro.

O evento faz parte da 11ª Semana da Europa que tem como proposta comemorar o Dia da Europa (festejado em 9 de maio) e mostrar as diversidades de seus países-membros. A Semana é promovida no país, desde 2005, pela Delegação da União Europeia no Brasil e pela Associação dos Institutos Culturais Oficiais e das Embaixadas dos Países da União Europeia (EUNIC Brasil).

Confira a programação completa:

Quinta-feira (25)

16 h - His & Hers
20 h - O Reencontro

Sexta-feira (26)

16 h – O Investigador
20 h - Tabu

Sábado (27)

16 h – O Amante da Rainha
20 h – Homens de Esperança

Domingo (28)

16 h – A Gangue de Oss