Enade 2019 ocorre neste domingo, 24. Questionário deve ser preenchido até esta quinta, 21

19/11/2019 - 11:46  •  Atualizado 20/11/2019 11:53

Um grupo de 1.476 estudantes de 30 cursos da Ufes realizará a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) no próximo domingo, 24 de novembro. Os portões dos locais de prova serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, com início da aplicação do exame às 13h30. O objetivo do Enade é avaliar o desempenho estudantil, bem como a impressão que os alunos têm de sua própria instituição de ensino.

Veja esta e outras matérias na edição nº 551 do Jornal Informa.

Antes da prova, há outra etapa obrigatória: o preenchimento do Questionário do Estudante, que deve ser feito no site oficial do Enade (enade.inep.gov.br) até o dia 21 de novembro. Os questionários geram informações sobre a qualidade do ensino oferecido pelos cursos avaliados, pois os estudantes respondem sobre questões ligadas à instituição, incluindo fatores como a pedagogia, os docentes e os processos de ensino.

O Enade é componente curricular obrigatório para a conclusão de curso; se o estudante estiver inscrito e não realizar a prova, por determinação legal, não pode colar grau. “Ressaltamos a importância da participação dos inscritos, pois a não realização da prova os colocará em situação irregular junto ao Inep e não poderão colar grau até o mês de setembro de 2020”, enfatizou a secretária de Avaliação Institucional da Ufes, Leila Massaroni.

Ela também ressalta que a Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin) atua orientando os coordenadores de cursos e estudantes, presencialmente e por outros canais de comunicação. Os contatos da Seavin são: enade@ufes.br e (27) 3135-9204. Para mais informações sobre o Enade na Ufes, acesse: enade.ufes.br.

Texto: Ana Paula Vieira