Encontro aborda pedagogia social e práticas educativas não escolares

26/06/2019 - 18:16  •  Atualizado 01/07/2019 17:54

Seguem até 30 de junho as inscrições para o III Seminário Capixaba de Educação Social e para o II Encontro de Educação Social e Pedagogia Social (Eduso Vitória), que abordarão o tema Espaços não escolares: lugares de (re) existência. Serão disponibilizadas 120 vagas para estudantes do curso de Pedagogia e para educadores que atuam em espaços educativos não escolares da Grande Vitória. Os interessados devem se cadastrar por meio de formulário on-line (acesse aqui). A participação é gratuita e dará direito à certificação.

O evento, promovido pelo Centro de Educação (CE), será realizado em 9 de julho, das 18 às 22 horas, no auditório do prédio IC-IV. A programação inclui três mesas nas quais serão debatidos os temas Educação Social e Pedagogia Social; Paulo Freire e suas contribuições para a Educação; e Educação Social e os espaços de resistência na atual conjuntura. Ao final de cada mesa, haverá um momento para perguntas.

Segundo os organizadores, o objetivo do Seminário Capixaba de Educação Social e do Eduso Vitória é mostrar que a prática educativa não deve ser limitada ao ambiente escolar, sendo a Educação Social realizada também em locais como abrigos, espaços socioeducativos, centros de convivência de crianças, adolescentes, jovens ou idosos, prisões, entre outros.

“Esses lugares educativos não escolares são locais de resistência e de existência de possibilidade de uma sociedade melhor por meio de processos educativos diversos”, afirma Sara Berger, que participa da organização do evento, juntamente com os professores Erineu Foerst, Alexsandro Braga, Alessandro Rodrigues e Jacyara Paiva, que também é presidente da Associação Brasileira de Pedagogia Social e Educação Social (Eduso Brasil).

A programação completa do evento pode ser conferida no cartaz anexado abaixo. Mais informações estão disponíveis no site do Centro de Educação (clique aqui).

Texto: Nábila Corrêa