Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Contábeis começa nesta terça, 19

19/07/2016 - 07:42  •  Atualizado 20/07/2016 08:00

Começa nesta terça-feira, 19 de julho, no auditório Manoel Vereza, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) no campus de Goiabeiras, o XXX Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Contábeis (Enecic). A abertura será às 19 horas com a palestra “A ética na profissão contábil”, com Eliseu Martins.

O Enecic reúne alunos do curso de Ciências Contábeis de faculdades públicas e particulares de todo o país e objetiva proporcionar a democratização e a unificação do conhecimento contábil contemporâneo em nível nacional.

Entre os temas debatidos estão a função social da pesquisa em contabilidade; o contador do futuro e os avanços tecnológicos; a contabilidade e mobilização social e marketing profissional. O evento contará com palestras, mesas-redondas, minicursos, atividades culturais e maratonas.

Durante o evento, que termina no dia 22, será entregue o Prêmio Enecic, que tem por objetivo incentivar a produção científica entre os estudantes de Ciências Contábeis nas áreas de controladoria, contabilidade gerencial e atuária; mercados financeiros, de crédito e de capitais; contabilidade governamental, do terceiro setor e educação e pesquisa.

Abertura

Eliseu Martins é um dos principais representantes no Brasil da escola americana de contabilidade. Responsável pela reformulação do currículo do curso de Ciências Contábeis no Brasil durante a década de 1980, em que defendeu a inclusão de disciplinas humanísticas na formação do contador. Atualmente, exerce o cargo de professor titular do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Também atua como consultor e palestrante da área contábil, integrando conselhos administrativos e fiscais de empresas públicas e privadas.

Mais informações: http://enecicvitoria.com.br.

Texto: Jorge Lellis