Encontros regionais sobre Educação em Direitos Humanos chega a Cachoeiro

07/11/2017 - 10:49  •  Atualizado 07/11/2017 15:58

O município de Cachoeiro de Itapemirim recebe, nesta terça-feira, 7, o terceiro e último dos três encontros regionais para debater o tema de Educação em Direitos Humanos. O evento será realizado às 14 horas, no auditório do Centro Universitário São Camilo, localizado na Rua São Camilo, nº1, no bairro Paraíso.

A ação é realizada pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) e pela Ufes, com o apoio da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim e do Centro Universitário.

Outros dois encontros foram realizados durante o mês de outubro, no campus de Goiabeiras da Ufes, no dia 25 de outubro, e na Casa da Cultura Largo do Chafariz, no município de São Mateus, no dia 31. O objetivo dos encontros é de mobilizar os representantes da sociedade civil e do poder público para discutir a criação do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos, que atuará de forma consultiva e propositiva durante o processo de elaboração e monitoramento de políticas públicas estaduais ligadas ao tema.

“O comitê é mais uma demanda da sociedade civil atendida pelo governador Paulo Hartung. Por meio dele damos mais um passo para o desenvolvimento do campo de Educação em Direitos Humanos no Estado”, salientou o secretário de Direitos Humanos, Julio Pompeu.

Para o coordenador do projeto de Criação do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos, o técnico-administrativo em Educação da Ufes, Antonio Lopes de Souza Neto, " a Ufes cumpre um ciclo importante de debates em torno  da construção deste comitê encerrando  uma etapa iniciada em 2009. Em tempos onde obscurantismo  se faz presente e uma uma de conservadorismo ameaça as pequenas conquistas na pauta dos direitos humanos, o Comitê surge como esperança neste enfrentamento. Sera um espaço privilegiado de debates e construções."

A exemplo dos dois encontros já realizados, a programação desta terça-feira contará com atividade cultural, no  caso o coral da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A dinâmica do encontro consiste na apresentação do ato constitutivo do Comitê e orientações sobre o processo de constituição. Os participantes terão a oportunidade de tirarem suas duvidas com perguntas direcionadas aos organizadores do evento.

Comitê

O Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos foi criado em 28 de setembro deste ano, com a portaria nº 42,  da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, sendo um espaço de construção e diálogo previsto no Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), nas Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos, no Programa Estadual de Direitos Humanos e no Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos.