Equipe da Ufes coleta amostras da areia, água do mar e lama em Linhares

01/12/2015 - 13:24  •  Atualizado 02/12/2015 17:22

O reitor Reinaldo Centoducatte visitou nesta segunda-feira, 30, o município de Linhares. Centoducatte foi acompanhando pela equipe da Universidade formada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Neyval Reis Júnios, e pelos professores Aureo Banhos (Biologia), Maurício Abdalla (Filosofia), Renato Ghisolfi (Oceanografia) e Valéria Quaresma (Oceanografia).

O objetivo da visita foi avaliar e monitorar os impactos ambientais, econômicos, sociais e turísticos no município, ocasionados pelo rompimento da barreira de resíduos de minério em Mariana (MG). A equipe fez uma visita técnica à foz do Rio Doce e à região de Regência, onde foram coletadas amostras da areia, água do mar e da lama para análises nos laboratórios da Universidade.

Visita

A equipe da Ufes também participou de uma reunião com o prefeito de Linhares, Jair Corrêa, e com os secretários de Educação e Planejamento do município. Na ocasião, o reitor colocou à disposição do município o corpo técnico da Universidade para tentar minimizar os efeitos dos impactos ambientais nas áreas social, pesca, agricultura, pecuária e turismo do município.

Centoducatte ressaltou  a importância da Ufes neste cenário e reforçou o papel da Instituição visando  à redução dos efeitos da tragédia na comunidade de Linhares. “Devemos utilizar a nossa experiência e os conhecimentos dos nossos pesquisadores para  ajudar a população nessas horas difíceis. Junto com a sociedade e com os órgãos competentes temos a obrigação de traçar estratégias de recuperação das comunidades e do seu poder econômico e social o mais rápido possível”, concluiu o reitor.

Grupo de estudo

Desde o dia 13 de novembro, a Ufes criou um grupo de trabalho formado por pesquisadores para monitorar os impactos ambientais, econômicos e sociais no Espírito Santo provenientes da tragédia ambiental. Participam do grupo mais de 70 professores e pesquisadores,  entre biólogos, engenheiros ambientais, oceanógrafos , economistas, assistentes sociais, veterinários e filósofos.

Texto e foto: Jorge Medina