Equipe da Ufes participa de competição nacional de Aero Design

28/10/2015 - 16:42  •  Atualizado 29/10/2015 15:51

A equipe Aero Vitória Espírito Santo (Aves), formada por estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica da Ufes, participa a partir desta quinta-feira, dia 29, da 17ª Competição SAE Brasil Aero Design, que será realizada em São José dos Campos, em São Paulo.

A competição que vai até o dia 2 de novembro e tem o objetivo de propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da Engenharia. A disputa reúne 95 equipes de diversas universidades brasileiras. As três melhores participarão de uma competição internacional, que será realizada nos Estados Unidos.

A equipe, formada por 18 estudantes dos cursos de Engenharia e coordenada pelo professor do departamento de Engenharia Mecânica Valter Cordeiro, vai concorrer na categoria regular.

A meta é que o protótipo da aeronave desenvolvida voe com o máximo de peso possível dentro da competição. O avião tem a capacidade de transportar 14,5 quilos. Esta é a 15ª vez que a equipe Aves participa da competição. Em 2013, a equipe alcançou 5º lugar geral e o 2° lugar no quesito construção da aeronave.

O evento é uma iniciativa do Departamento de Ciências e Tecnologias Aeroespacial em parceria com a Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL.

Texto: Ana Carolina Sabino (bolsista de projeto de Comunicação)