Equipe de estudantes conquista 1º lugar em competição nacional de veículos off-road

11/03/2019 - 10:17  •  Atualizado 01/11/2022 09:17

Uma equipe formada por 25 estudantes de Engenharia representou a Ufes na Baja SAE Brasil, competição nacional de mini veículos realizada em São Paulo pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. A equipe Vitória Baja (foto), da Universidade, ficou em primeiro lugar na categoria Aceleração.

No evento, foram avaliados os carros montados de acordo com as exigências da categoria baja, uma espécie de veículo off-road. Na competição, o veículo é avaliado ao passar por terrenos acidentados, obstáculos, valetas, troncos, rampas e lama. Ele deve ser o mais rápido possível, independente de o motor padrão da competição ser de baixa potência, com apenas 10 cavalos.

A Baja SAE Brasil premia as equipes pelo desempenho dos carros em modalidades como aceleração, velocidade máxima, tração e manobrabilidade. Na etapa nacional, ocorrida entre os dias entre os dias 20 e 24 de fevereiro, foi realizada a primeira exposição deste carro capixaba, construído em comemoração pelos 20 anos da equipe automobilística da Ufes, que envolve os estudantes no desenvolvimento de veículos off-road.

Desempenho

Além do primeiro lugar em aceleração, os alunos ficaram em quinto lugar por desempenho dinâmico, sexto lugar em velocidade final, oitavo lugar em enduro de resistência e décimo lugar geral na competição.

“Queremos aperfeiçoar ainda mais o carro”, almeja Lucas Merçon, estudante de Engenharia Mecânica na Ufes e um dos integrantes do time automobilístico. “O nosso baja teve um desempenho muito bom para a primeira competição. Vamos explorar ao máximo do potencial dele para alcançarmos uma colocação entre os três melhores carros do próximo evento nacional.” planeja.

O estudante afirma que, se este objetivo for atingido, estará garantida a vaga da equipe na competição mundial, nos Estados Unidos, o que seria uma  conquista inédita para a equipe.

Texto: Laís Santana (estagiária de Comunicação)
Foto: Divulgação/ Equipe Vitória Baja