Estudante da Ufes vence prêmio da Associação Brasileira de Zootecnistas

19/07/2019 - 13:44  •  Atualizado 01/11/2022 09:22

O estudante do curso de Zootecnia do campus de Alegre da Ufes Allison Queiroz de Oliveira venceu o Prêmio Destaque Estudantil em Zootecnia (Estudante 10), da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ). O resultado foi divulgado na última terça-feira, 16 de julho, e o prêmio será entregue durante o Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec), a ser realizado na cidade de Uberaba, em Minas Gerais, entre os dias 13 e 16 de agosto.

O estudante concorreu com colegas de todo o país, todos eles inscritos por coordenadores de cursos, de acordo com critérios estabelecidos pela ABZ. A coordenadora do curso de Zootecnia da Ufes, Mariana Duran Cordeiro, explicou que o estudante preenchia todos os pontos do regulamento do Prêmio. Segundo a professora, trata-se de um reconhecimento muito importante para a Ufes e para o curso de Zootecnia: “Mostra que temos capacidade de desenvolver a formação intelectual dos estudantes”, explicou ela, que acompanhou o percurso acadêmico de Allison desde o segundo período do curso.

Allison participou dos projetos de iniciação científica “Uso de séries temporais na análise do efetivo bovino no estado do Espírito Santo” e “Análise de dados longitudinais em experimentos com forrageiras tratadas com e sem inoculantes”, orientados pela professora Juliana Di Giorgio Giannotti, foi monitor das disciplinas de Fisiologia Animal e Bioclimatologia Animal, sob orientação da professora Mariana Duran, e colaborou na organização de duas edições da Semana Acadêmica de Zootecnia. Para o estudante, todas essas experiências ajudaram na sua formação acadêmica, profissional e pessoal: “Sempre achei que um aluno de graduação, desde que possível, poderia ir muito além do que somente estar em uma cadeira assistindo a uma aula. Via que era necessário se envolver mais, viver a faculdade, respirar aquilo em que estava inserido. Abraçar a causa!”, contou Allison.

Surpreso com a premiação, o estudante ressaltou que o mérito não é só dele: “Fiquei extremamente feliz com a premiação, não só por mim, mas porque esse prêmio não é só meu, é de todos que estiveram e estão comigo nessa caminhada, como família, amigos, professores, servidores, o Departamento de Zootecnia, a Ufes de modo geral e tantos outros que colaboraram direta ou indiretamente. Não estou concluindo a graduação sozinho”, reconheceu Allison.

Zootecnia

A Ufes oferece o curso de Zootecnia no Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE), localizado no campus de Alegre. A graduação tem duração de cinco anos e envolve disciplinas teóricas e práticas (clique aqui para saber mais). Segundo Allison, a “qualidade exemplar” do curso refletiu diretamente na premiação: “Não há nenhuma dúvida de que a formação que tive pela Ufes teve diferença nisso tudo. O curso de Zootecnia da Ufes é extremamente rico em relação ao conhecimento técnico-científico e ao profissionalismo do corpo docente e de todos aqueles que trabalham para o curso. Posso dizer que me tornarei Zootecnista pela Universidade Federal do Espírito Santo e, sinceramente, isso me orgulha ainda mais”, comemorou o estudante.

O zootecnista é o responsável pelo aumento e pela melhoria da produção e da qualidade dos produtos e serviços de origem animal, garantindo a segurança alimentar, respeitando a sustentabilidade da produção e preconizando o bem-estar da humanidade e dos animais. Ele trabalha aprimorando as espécies animais por meio do estudo da reprodução e do melhoramento genético, do manejo adequado da dieta e do conhecimento do comportamento animal. Além disso, pesquisa formas de garantir as condições de higiene para prevenir e combater doenças e parasitas que venham a comprometer a saúde de animais domésticos e silvestres em cativeiro, bem como planejar e administrar atividades, objetivando a otimização de recursos e o aumento da produtividade.

Texto: Ana Paula Vieira

Imagem: ABZ