Estudante de Jornalismo lança livro sobre o webjornalismo nos anos 90

27/05/2015 - 09:30  •  Atualizado 27/05/2015 18:19

O estudante de Comunicação Social, Gilberto Medeiros, lançou seu primeiro livro, “Últimas notícias: histórias do webjornalismo no século 20”. Em forma de texto jornalístico, o estudante transformou seu projeto de monografia em um livro que pretende contar a história do jornalismo online no Espírito Santo.

O livro reúne 14 entrevistas com jornalistas capixabas que fizeram parte do movimento inicial do jornalismo na internet. Com base nas histórias de cada um deles, Gilberto conta como era produzir webjornalismo diário nos anos 90 e quais as rotinas produtivas adotadas por eles.

O estudante também relata suas próprias experiências com publicações veiculadas na internet. O livro é dirigido a todos os estudantes e professores de Comunicação Social, e também a todos interessados pela área. “O livro ajuda a entender como é o webjornalismo por dentro, e também como funciona a cabeça de um jornalista”, conta.

Editora

O livro “Últimas notícias” foi publicado pela Praia Editora, criada por Gilberto com o objetivo de publicar produções acadêmicas e distribuí-las gratuitamente na internet.

Seu próximo lançamento será o livro “Brasil em crise: o legado das jornadas de junho”, com artigos organizados pelo professor da Ufes Vitor Ceci, e pelo ex-professor da Ufes David Borges. Já a ex-professora da Ufes Hervacy Brito será autora da terceira publicação da editora: “Balão Mágico: movimento estudantil e formação em Comunicação Social”.

O livro, “Últimas notícias: histórias do webjornalismo no Século 20”, é distribuído exclusivamente via internet, com download grátis no blog www.praiaeditora.blogspot.com.br .

Texto: Betina Hatum (bolsista de projeto de Comunicação)