Estudantes de Engenharia Elétrica ganham oportunidade de obter duplo diploma

24/05/2018 - 18:24  •  Atualizado 30/05/2018 10:50

Os estudantes de Engenharia Elétrica da Ufes ganharam neste ano a oportunidade de obterem dois diplomas estudando na L’École Télécom Paristech, uma escola de engenharia da França. Essa possibilidade é garantida por um Acordo de Cooperação para Duplo Diploma firmado entre o Colegiado de Engenharia Elétrica da Ufes e a instituição francesa. “O Duplo Diploma permite ao aluno ir ao exterior cursar determinadas disciplinas em uma universidade parceira e, ao voltar, ter essas disciplinas validadas, dando-lhe o direito de obter os dois diplomas”, explica a secretária de Relações Internacionais da Ufes, Patrícia Alcântara Cardoso.

Atualmente, a Ufes mantém acordos de cooperação para duplo diploma com quatro escolas francesas de engenharia: a École Nationale Superior de Art et Métiers, que faz parceria com o Colegiado de Engenharia de Produção; a École des Mines de Douai, com o Colegiado de Engenharia Civil; a Université de Lorraine/École des Mines de Nancy, com os colegiados de Engenharia Ambiental e de Engenharia de Produção; e a L’École Télécom Paristech, com o Colegiado de Engenharia Elétrica. “Por enquanto, nem todos os cursos têm o duplo diploma, mas todos podem ter. Essa é uma iniciativa que deve ser promovida por um professor de cada colegiado. É possível a dupla diplomação em todas as áreas do conhecimento e com vários países”, pontua.

Critérios

O edital para obtenção de Duplo Diploma é aberto anualmente pela Coordenação de Mobilidade para o Exterior e publicado no site internacional.ufes.br. Os critérios de seleção variam conforme o acordo.

“No geral, os estudantes já devem ter finalizado os dois primeiros anos de curso. Os de Engenharia Civil precisam já ter cursado os cinco primeiros semestres”, detalha Patrícia Cardoso.

Ela explica ainda que os estudantes brasileiros que vão para o exterior têm três semestres de aulas, um estágio de verão de três meses e um estágio obrigatório de um semestre que pode ser realizado em qualquer lugar do mundo.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do projeto Brafi tec, oferece aos estudantes de graduação dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica, do campus de Goiabeiras, uma bolsa para sua mobilidade e estadia nos três primeiros semestres.

Texto: Letícia Nassar