Estudantes do curso de Publicidade e Propaganda recebem prêmio internacional

19/12/2016 - 14:00  •  Atualizado 21/12/2016 17:39

Os estudantes Matheus Madeira Nogari e Emmerson Lopes Barcellos Junior, do curso de Publicidade e Propaganda da Ufes, receberam em Portugal o Prêmio Lusófonos da Criatividade, que objetiva premiar, homenagear e debater os mercados publicitários e de comunicação dos países de língua oficial portuguesa.

Os alunos participaram na categoria “Briefing Aberto dos Lusos”, que tem três subcategorias: Estudantes, Jovens Criativos (com menos de 30 anos) e Talentos Lusófonos (com mais de 30 anos). Os estudantes da Ufes participaram na subcategoria Estudantes com a peça “Conquistadores” (foto) e concorreram com alunos de todos os países de língua oficial portuguesa.

Proposta

Para concorrer aos prêmios os candidatos deveriam apresentar uma proposta de campanha de comunicação institucional para a Escola FLAG, com foco no impacto da formação na vida profissional das pessoas. A FLAG é uma escola de design, criatividade e comunicação portuguesa, referência nacional no ensino das áreas de Design Gráfico, Marketing Digital, Desenvolvimento de Web, Desenho e Animação 3D, Vídeo, Videojogos, Fotografia e Sistemas.

“A partir da proposta dos organizadores, e levando em consideração que o mercado de trabalho, às vezes, parece uma verdadeira guerra, com cada um buscando seu espaço, criamos um aplicativo com o mapa das cidades que têm a unidade da FLAG e transformamos em um grande jogo de tabuleiro War. No mapa, definimos os territórios por área de conhecimento, como design, comunicação e criatividade. Para conquistar esses territórios, as pessoas deverão cumprir os desafios criativos propostos pelo aplicativo, que estão distribuídos por todo o mapa”, explica um dos premiados, Matheus Madeira

Madeira informa ainda que, para chamar a atenção das pessoas para participar do jogo, foi criada também uma proposta de divulgação, com a criação de outdoors em diversos pontos de ônibus das cidades portuguesas, dando uma noção de uma intervenção em forma de quartel general (QG), chamando as pessoas para baixar o aplicativo e para participar do jogo.

Por meio do mapa, cada pessoa poderá encontrar desafios que estão próximos a ela, sempre relacionados com o território em que a pessoa se encontra. Por exemplo, se ela estiver no território da fotografia, o desafio poderá ser tirar uma foto com algum monumento histórico. Quem acumular mais pontos, finca sua “flag” (bandeira) e torna-se “dono” daquele território. Para desafiar outra pessoa e reivindicar um território, é necessário superar a pontuação da pessoa adversária.

A divulgação dos premiados aconteceu no dia 14 de dezembro, em Lisboa.

Texto: Jorge Medina