Estudantes expõem pesquisas na Jornada de Iniciação Científica

26/10/2017 - 15:55  •  Atualizado 27/10/2017 17:17

Começou nesta quinta-feira, 26, no campus de Goiabeiras, a XXVII Jornada de Iniciação Científica da Ufes, realizada como parte da programação da Semana do Conhecimento. Esta é a oportunidade para que os 923 estudantes vinculados ao Programa de Iniciação Científica (PIIC) da Universidade compartilhem com a comunidade acadêmica os trabalhos desenvolvidos ao longo do último ano.

No campus de Alegre, a apresentação de 227 trabalhos ocorreu na segunda-feira, dia 23. No campus de Goiabeiras, a jornada vai até esta sexta, 27, e reúne os estudantes pesquisadores dos campi de Goiabeiras e de Maruípe, na área do estacionamento entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e a passarela central do campus de Goiabeiras. São, ao todo, 608 pôsteres divulgando as pesquisas.

Oportunidade

O diretor de Divisão de Iniciação Científica, Antonio Rocha Neto, destaca que a participação dos estudantes do PIIC na Jornada de Iniciação Científica, além de dar visibilidade aos estudos desenvolvidos, serve como primeira oportunidade de avaliação dos conhecimentos adquiridos junto a seu orientador e dos métodos científicos empregados, já que os trabalhos serão avaliados durante o evento por outros professores de cada área de estudo específica.

Entre as pesquisas apresentadas em forma de pôsteres receberão destaque as 12 melhores de cada uma das três grandes áreas do conhecimento (Ciências da Vida; Humanidades; e Engenharias e Exatas), e seus autores poderão realizar a apresentação oral do trabalho em uma segunda etapa da Jornada de Iniciação Científica, que será realizada em novembro deste ano.

Nesse segundo momento, que contará com a presença de pesquisadores de outros estados e avaliadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), os 36 trabalhos selecionados receberão a certificação de menção honrosa.

No campus de São Mateus, a Jornada vai ocorrer no dia 9 de novembro, e os 88 banners com os trabalhos estarão expostos no hall da Biblioteca do campus. Em todos os campi, a exposição dos pôsteres estará distribuída por área de conhecimento, das 9 às 12h e das 14h às 17h.

Texto: Nábila Corrêa
Foto: Hildomar Bucher