Estudantes participam de oficina de telejornalismo promovida pela TV Ufes

04/10/2016 - 18:16  •  Atualizado 05/10/2016 17:44

Começou nesta segunda-feira, 3, e segue até esta quarta, 5, a primeira Oficina de Telejornalismo promovida pela TV Ufes. A atividade faz parte do projeto de extensão "Incentivo à Produção e Difusão de Audiovisual sobre Diversidade Cultural do Espírito Santo por meio da TV Ufes" e tem como objetivo capacitar estudantes do curso de Comunicação Social para a produção de conteúdos audiovisuais, com ênfase em telejornalismo.

Cerca de 20 estudantes das habilitações Jornalismo e Publicidade e Propaganda participam das atividades, que acontecem no estúdio do Laboratório de Vídeo do Prédio Multimeios, localizado no campus de Goiabeiras.

“A turma majoritariamente é formada por estudantes de primeiro a terceiro período. É uma experiência bem necessária para quem está chegando ao curso, com dicas importantes que a gente ainda não tinha noção e será importante também para quando tivermos a disciplina de Telejornalismo”, acredita o estudante Iury Demuner, que está no 2º período de Jornalismo.

“Estou aprendendo muita coisa, é muito bom saber a experiência de quem está trabalhando na área. Eu sempre quis fazer jornalismo e o telejornalismo é superinteressante. Também estamos conhecendo informações sobre as câmeras, as lentes… está sendo um complemento muito bom”, disse Marina Moscon Coutinho, estudante do 1º período de Jornalismo.

Procura

A oficina, que é gratuita, foi divulgada no dia 20 de setembro e, em menos de 24 horas, as 20 vagas ofertadas foram preenchidas. Até o início da atividade, mais 22 inscrições foram enviadas e entraram para a lista de espera.

A grande demanda é considerada, pelos organizadores, uma oportunidade de aproximar a tv universitária do público discente, contribuindo com a capacitação dos estudantes e possibilitando a troca de conhecimentos. "O projeto de extensão prevê a realização de mais uma atividade nestes moldes até o primeiro semestre de 2017, mas nossa intenção é que a Oficina de Telejornalismo tenha caráter semestral e, assim como ocorreu nesta edição, possa ser ofertada em parceria com o Departamento de Comunicação Social da Ufes", conta Camila Fregona, jornalista da TV Ufes.

Conteúdo

No primeiro dia, as atividades foram concentradas na discussão de conceitos e exemplos de reportagens, sob a condução da jornalista Camila Fregona e da convidada Gabriela Ribeti, repórter da TV Gazeta, que contou um pouco do seu trabalho e do dia a dia da profissão.

"Eu gostei muito dessa troca, porque a gente percebe o quanto os estudantes estão interessados em aprender. E contar poder falar um pouco da minha experiência foi bom até para incentivar, para que eles venham e façam o novo, façam diferente e que deem continuidade a esse trabalho que a gente está fazendo e que sejam a esperança do nosso futuro no jornalismo”, ressalta Gabriela.

As atividades da oficina seguem até o dia 5 de outubro, com conceitos de linguagem audiovisual, manuseio de equipamentos e exercícios práticos em telejornalismo. Ao fim da oficina, os estudantes receberão certificado de participação, emitido pela Pró-Reitoria de Extensão da Ufes (Proex).

Texto e foto: equipe da TV Ufes