Estudantes representam a Ufes na Competição Baja SAE Brasil

17/08/2017 - 08:05  •  Atualizado 18/08/2017 14:36

Formada por estudantes de Engenharia, a equipe de minibaja Vitória Baja vai representar a Ufes na Competição Baja SAE Brasil - Etapa Sudeste 2017, nos dias 19 e 20 de agosto, na cidade de Piracicaba (SP).

Nesta edição da Etapa Sudeste, a equipe da Ufes vai concorrer com 33 equipes – sendo 14 de São Paulo, 10 de Minas Gerais, oito do Rio de Janeiro e mais uma do Espírito Santo –, totalizando 660 estudantes participantes. Dentre os títulos já conquistados pela Vitória Baja, vale destacar o tricampeonato no enduro de resistência da etapa Sudeste, nos anos de 2011, 2012 e 2013.

Minibajas são protótipos de veículos com motor de menor potência construído para competições entre estudantes de Engenharia, que agregam as tecnologias desenvolvidas nos cursos. A equipe Vitória Baja é um projeto de extensão do Centro Tecnológico da Universidade, criado em 1997, cuja proposta é projetar, fabricar e montar, sob a supervisão de professores, um carro offroad monoposto que consiga ultrapassar qualquer tipo de obstáculo. Atualmente, a equipe é formada por 20 estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica.

A competição é realizada pela Sociedade de Engenheiros Automotivos Brasil (SAE Brasil), que organiza eventos de inovação em mobilidade automotiva e aeroespacial. A etapa Sudeste é uma preparação para a competição nacional, que será realizada em março de 2018, em São José dos Campos (SP).

Programação – As provas terão início no dia 19, às 8 horas, com as apresentações teóricas dos projetos e as avaliações de segurança, motor, conforto e frenagem. Das 13 às 18 horas, os veículos também enfrentarão as provas dinâmicas, que avaliarão suspensão, capacidade de tração e dirigibilidade. No dia 20, a partir das 10 horas, ocorrerá a prova mais esperada da competição, o enduro de resistência, que é realizado em terreno acidentado ao longo de três horas. Com exceção das apresentações orais, a programação é aberta ao público.

O projeto Baja SAE é um desafio lançado aos estudantes de engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do projeto Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto, desde sua a concepção, projeto detalhado e construção. As três equipes vencedoras do Baja nacional ganham o direito de competir na etapa internacional da prova, nos Estados Unidos.

O estudante do curso de Engenharia Mecânica da Ufes, Renan Eymard, atual capitão da equipe, destaca que o projeto oferece uma visão prática do que é a Engenharia. “Aplicar o conhecimento da sala de aula e atuar como uma empresa nos permite aprender a trabalhar em equipe, além de ser uma vitrine para o mercado de trabalho. Nossa expectativa é ficar entre os cinco primeiros colocados nessa etapa regional e, nos próximos anos, chegar entre os três melhores da etapa nacional para representar o Brasil no mundial”, enfatizou Eymard.

Criado na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, a primeira competição Baja SAE ocorreu em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades da SAE Brasil, que, em 1994, lançou o Projeto Baja SAE Brasil.