Estudo das paisagens é tema de Seminário de Geografia a partir desta quarta,19

18/11/2014 - 15:58  •  Atualizado 19/11/2014 17:34
O Departamento de Geografia da Ufes, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Geografia e da Pró-Reitoria de Extensão, promove, nos dias 19 e 20 de novembro, o III Seminário de Geografia (Segeo). O evento vai acontecer no Teatro Universitário e terá como tema central “A abordagem multiescalar dos estudos das paisagens”.

O Seminário contará com palestras, minicursos e mesas-redondas com professores e pesquisadores das universidades Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Federal de Viçosa (UFV/MG), Federal de Minas Gerais (UFMG), Federal da Grande Dourados (UFGD) e da Ufes.

Entre os principais temas a serem abordados estão Dinâmica Climática (Dinâmica Atmosférica, Clima Urbano, Clima e sítio, Oscilação e Variabilidade Climática), Geomorfologia (Dinâmica do Relevo em diferentes escalas espaço-temporal e de magnitude e frequência), Modelagem Geomorfológica e Hidrossedimentológica (Simulação da evolução e de denudação das paisagens), Paisagem e Memória e o Ensino das temáticas ambientais.

Por Hélio Marchioni