Evento divulga oportunidades de cooperação na Europa para pesquisadores do ES

28/08/2018 - 18:38  •  Atualizado 31/08/2018 12:05

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) realiza nesta quarta-feira, 29, a partir das 14 horas, o Internationalization Day, evento de divulgação, para os pesquisadores que atuam no Estado, das oportunidades de parcerias e cooperações científicas com instituições europeias. O evento será realizado no auditório do Centro de Ciências Exatas, campus de Goiabeiras.

A programação do evento está relacionada ao Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), realizado de 29 a 31 de agosto, em Vitória. Organizado com colaboração da Fapes, o Forum irá reunir presidentes e diretores das 26 fundações de amparo à pesquisa para debater e deliberar sobre as ações desenvolvidas nos estados para fomento da ciência.

Os participantes do Internationalization Day entrarão em contato com representantes de programas, entidades e redes de colaboração, como Horizonte 2020, ENRICH in Brazil, EURAXESS, Enterprise Europe Network Brazil, Conselho Britânico e Fundo Newton, entre outros.

Editais abertos

Por meio do European Research Council 2018, cientistas nacionais podem participar de grupos de pesquisa em países europeus com a parceria do Conselho de Pesquisa Europeu (ERC) e agências de fomento à ciência no Brasil. No Estado, a Fapes irá conceder três oportunidades de auxílios no valor de R$ 7 mil cada. Podem se candidatar pesquisadores com PhD que estão conduzindo estudos em universidades, institutos e centros de pesquisa localizados no estado do Espírito Santo. As propostas devem ser submetidas até 31 de agosto. Para mais informações, clique aqui.

Já o English Collaboration Call visa estimular a colaboração entre Instituições de Ensino Superior brasileiras e britânicas na área de pesquisa aplicada em Inglês, sendo sua linha de pesquisa a língua inglesa em nível institucional e a melhoria do ensino e aprendizagem de inglês na educação pública para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Será selecionado um projeto para receber apoio da Fapes no valor de até R$ 25mil. As propostas poderão ser submetidas até o dia 17 de setembro de 2018. Para mais informações, clique aqui.

Com informações da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes)