Evento na segunda, 29, celebra Dia da Visibilidade de Travestis e Transexuais

26/01/2018 - 11:03  •  Atualizado 29/01/2018 12:22

Na próxima segunda-feira, 29 de janeiro, Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais, a Ufes realiza um evento sobre o tema no auditório do IC 2, no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN). A abertura será às 9 horas, com a participação de gestores da Universidade. Após a abertura, a bailarina Nina Flávia Leal fará uma apresentação e, às 9h40, haverá a roda de conversa "Desmistificando a Transexualidade: rompendo barreiras, quebrando preconceitos", com Flávia Ravache, do Fórum Estadual de Travestis e Transexuais do ES; Carlos Eduardo, do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (Ibrat-ES), Natalia Becher, do Fórum Estadual LGBT e Viviana Corrêa, do Departamento de Cidadania e Direitos Humanos da Ufes.

A atividade é uma proposta do Departamento de Cidadania e Direitos Humanos da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) e objetiva priorizar o protagonismo das pessoas travestis e transexuais, promovendo um momento de compartilhamento de experiências e de sensibilização da comunidade universitária em relação às singularidades das questões vivenciadas por estes sujeitos. De acordo com os organizadores, trata-se de uma data importante para o fortalecimento das ações afirmativas dos sujeitos trans na Ufes. “A ideia é debater as violências e preconceitos, bem como fortalecer ações afirmativas direcionadas a esta população”, explicou Viviana Corrêa, uma das organizadoras do evento.

Visibilidade

Desde o dia 23 de janeiro, a bandeira do Orgulho Trans está hasteada no campus de Goiabeiras da Ufes, em frente ao Teatro Universitário. O Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais surgiu em 2004, a partir do lançamento da campanha "Travesti e Respeito" do Ministério da Saúde. Esta foi a primeira campanha nacional idealizada e pensada por ativistas Travestis e Transexuais para promoção do respeito e da cidadania desta minoria.

Texto: Ana Paula Vieira