Feira de Trocas de Brinquedos incentiva consumo consciente entre crianças

22/11/2018 - 16:57  •  Atualizado 22/11/2018 16:57

Ao invés de comprar, trocar. Levar um brinquedo que a criança já brincou muito para trocar por outro “novo” com outra criança. A ideia trazida pela Feira de Trocas de Brinquedos é simples e funciona como um momento único de interação e alternativa ao consumo, especialmente entre os mês de outubro e dezembro, quando crianças e pais são bombardeados com publicidade voltada para as compras do Dia das Crianças, Black Friday e Natal. O núcleo de pesquisa e ação Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência, formado por voluntários, estudantes, pesquisadores, técnicos e professores Ufes, realiza no próximo domingo, 25, das 9h às 12h, a Feira de Trocas de Brinquedos, na Quadra A do Centro de Educação Física, entre as atividades do Domingo de Lazer na Ufes, em Vitória.

O intuito do evento é proporcionar um espaço educativo infantil por meio de trocas de brinquedos, atividades recreativas e jogos. A ideia é que a Feira ajude a repensar as relações de consumo na sociedade, mostrando que trocar brinquedos também é uma forma de se divertir: a partir de experiências enriquecedoras e educativas para as crianças, elas podem dar novos significados a seus brinquedos sem terem que comprar novos.

Além de ser um espaço de socialização e cidadania, a Feira de Trocas de Brinquedos estimula a interação entre crianças. Como a troca é de acordo com a vontade de cada uma, não é levado em consideração nesse processo o valor financeiro do brinquedo: apenas o valor simbólico que as próprias crianças dão a ele. É importante, portanto, que os pais não influenciem no processo da troca, para que as crianças estejam livres para escolher e trocar.

Desde 2012, o Observatório da Mídia realiza a Feira na época do Dia das Crianças, mas devido às eleições a data foi trocada, o que acabou criando uma ótima oportunidade de discutir o consumismo envolvendo também as promoções de Black Friday e o Natal. Outra mudança foi a de não ser mais realizada na Praça dos Namorados, e sim no Campus de Goiabeiras, junto à atividades do Domingo de Lazer na Ufes.

O que levar

Para participar, basta que a criança leve um ou mais brinquedos, em bom estado de conservação, que deseja trocar. Os adultos também estão convidados a participar, mas com a troca de ideias sobre o consumismo presente no universo infantil.

Durante o evento, o Observatório da Mídia estará recolhendo doações de brinquedos e livros, que serão entregues nas brinquedotecas da Pediatria do Hospital Universitário e do Laboratório de Educação Física Adaptada da Ufes.

Histórico

A campanha foi iniciada em 2012 por meio do Instituto Alana, e mais de 100 feiras em todas as regiões do Brasil já foram realizadas. É possível acompanhar todas as feiras e descobrir como organizá-las por meio do site: www.feiradetrocas.com.br. E também é possível qualquer pessoa e/ou instituição realizar Feiras de Trocas de Brinquedos no seu condomínio, bairro ou município. As dicas estão no site. Em Vitória, O Observatório da Mídia realiza a Feira desde 2012.

Serviço:

V Feira de Troca de Brinquedos

Dia: 25 de novembro (domingo)

Horário: 9h às 12h

Local: Quadra A do Centro de Educação Física da Ufes – Campus Goiabeiras Endereço: Avenida Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória

Mais informações: observatorio.midia@ufes.br; https://www.facebook.com/events/547721869034738/.

Texto: Observatório da Mídia